Dietas

21/03/2016 12:00 - Atualizado em 09/01/2017 10:48

Dieta desintoxicante: Limpe o corpo com saúde

Uma dieta dessas soa como uma boa ideia, mas não há muita evidência para apoiá-la.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Uma dieta desintoxicante é um regime alimentar que busca livrar o corpo de substâncias tóxicas ou nocivas. Elas são promovidas em inúmeros sites e endossadas por várias celebridades, mas também são alvo de muita polêmica. Afinal, não se sabe com exatidão se essas alternativas, de fato, são eficazes.

Dieta desintoxicante gera polêmica

Graças ao apoio de celebridades e às promessas de solução rápida para perda de peso, as dietas de desintoxicação têm conquistado muitos seguidores. Seus fãs acreditam que é necessário eliminar toxinas para se chegar a um peso ideal e conseguir manter uma boa saúde. Ocorre que especialistas sugerem ser esse um esforço desnecessário.

Normalmente, busca-se um regime nesses moldes para fazer uma desintoxicação e apoiar a capacidade do corpo de gerenciar a sobrecarga de toxinas eventualmente presentes. Acredita-se que essas substâncias nocivas, em demasia, sejam responsáveis por problemas como ganho de peso, celulite, inchaço, fadiga e outras condições de saúde.

homem prepara suco verde para dieta desintoxicante

Acontece que não há definição científica alguma para o "detox". O que se passa é que, muitas vezes, as pessoas acabam limitando a ingestão de determinados alimentos ou então ingerindo uma mistura de sucos supostamente eficazes para livrar o organismo das toxinas.

A realidade é que a desintoxicação é um processo natural. É o próprio corpo, por meio principalmente do fígado, dos rins, da pele e do sistema digestivo quem tem os mecanismos adequados para processar e excretar substâncias tóxicas.

Justamente por isso, não há evidências científicas sólidas que apoiem a necessidade ou o valor de uma desintoxicação. Trata-se de um trabalho projetado para o próprio organismo humano, que deve por si ser capaz de se consertar, regenerar-se e desintoxicar-se.

Segundo uma revisão crítica publicada no Journal of Human Nutrition and Dietetics, estudos clínicos que eventualmente mostraram melhora na função do fígado e eliminação de poluentes orgânicos devido a uma dieta desintoxicante, na verdade, nada comprovam. Conforme o artigo, essas pesquisas possuem metodologias falhas e amostrar pequenas.

Além disso, muitos dos benefícios relatados por quem segue esse tipo de regime – mais energia, perda de peso e melhor sono, por exemplo – podem ser resultado simplesmente de uma alimentação melhor. Ou seja, não necessariamente estão relacionados ao detox em si.

Como limpar o organismo corretamente?

Se você realmente quer tentar uma dieta desintoxicante, a melhor orientação é mirar um plano que inclua todos os grupos alimentares. Além disso, não é recomendável seguir um regime assim por mais de uma semana. Use-o como um pontapé inicial ou um trampolim para fazer mudanças de longa duração no estilo de vida.

Para começar, tente seguir o princípio da moderação no cardápio. Depois, siga cortando teor de gordura, alimentos açucarados ou a quantidade de álcool que você consome. Com essas poucas iniciativas, certamente já ajudará o corpo e, quem sabe, até mesmo perderá alguns quilos extras.

Vale ainda manter uma dieta rica em fibras e beber bastante água. Essa combinação será responsável por melhorar as evacuações e evitar constipação. Paralelamente a isso, invista também no exercício físico regular: tente ser fisicamente ativo por pelo menos 30 minutos na maioria dos dias da semana.

Gostou das dicas? Então aproveite para compartilhar o artigo com seus amigos nas redes sociais! E continue de olho no Vivo Mais Saudável para conferir outras novidades de saúde e alimentação.

TAGS
detox
emagrecer
toxinas
organismo saudável

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ