Dietas

12/06/2015 05:30 - Atualizado em 02/12/2016 05:23

Dieta da fruta restringe o cardápio e a ingestão de nutrientes

Ela pode emagrecer até quatro quilos em três dias, mas você deve tomar cuidado para não prejudicar a saúde.

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Redação

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Você precisa perder peso rapidamente e desintoxicar o organismo dos exageros gastronômicos? A dieta da fruta pode ser uma opção, mas é preciso ter cuidado ao segui-la. O cardápio é extremamente restrito e deve ter duração de no máximo três dias.

A dieta da fruta promete emagrecer até quatro quilos em 72 horas. Com esse regime, o organismo não faz a digestão de outros alimentos e realiza uma limpeza interna enquanto queima gordura. Entenda quais são as restrições e os cuidados para recorrer a essa solução.

dieta da fruta

Como funciona a dieta da fruta

Os ácidos e as vitaminas presentes nas frutas podem auxiliar na eliminação de toxinas acumuladas no organismo. As refeições devem ser seguidas por somente três dias, como uma espécie de regime detox. Situações emergenciais que exijam emagrecimento rápido, como procedimentos cirúrgicos, também podem demandar esse tipo de alimentação.

Confira um exemplo de cardápio para a dieta da fruta:

1º dia

Café da manhã: 200ml de suco de soja, que fornece proteínas.

Lanche da manhã: Mais um copo de suco de soja.

Almoço: Meio mamão papaia e um copo de vitamina de frutas. Ela pode ser preparada com morango, banana, maçã e leite desnatado.

Lanche da tarde: Mais 200ml de suco de soja.

Jantar: Um copo de suco natural. A sugestão é uma bebida feita com limão e meio abacate.

No primeiro dia não tem ceia. Portanto, não coma nada depois do jantar.

2º e 3º dias

Café da manhã: Uma porção de melão e uma porção de melancia. Use como medida uma xícara de chá.

Lanche da manhã: Duas xícaras de chá de morango em pedaços.

Almoço: Duas bananas médias e um copo de suco de soja.

Lanche da tarde: Duas maçãs médias.

Jantar: Uma manga ou um mamão.

Ceia: Salada de folhas variadas, um copo de suco de soja e meio abacate.

Você não deve consumir suplementos alimentares enquanto realizar a dieta. Além disso, laticínios, café, chá, bebidas alcoólicas, refrigerantes, legumes cozidos e alimentos com amido também ficam de fora.

dieta da fruta

Prós e contras da dieta da fruta

As proteínas magras das frutas presentes na dieta poupam os músculos do corpo. Ao mesmo tempo, auxiliam na queima de gordura e fornecem grandes quantidades de água, fibras e vitaminas para o organismo.

Porém, por ser muito restritiva, a dieta da fruta só deve ser seguida por pessoas que não tenham algum problema de saúde. Esses vegetais são alimentos saudáveis em todas as ocasiões, mas não oferecem todos os nutrientes que o organismo precisa para funcionar de forma saudável.

A dieta da fruta possui pouquíssimas quantidades de calorias, o que pode causar tonturas, fraqueza, cansaço intenso e indisposição. Além disso, o cardápio é pobre em carboidratos, principal fonte de energia do organismo. Desse modo, você também pode sentir dores de cabeça e até desmaiar.

Caso qualquer um desses sintomas se manifeste, pare imediatamente e procure um profissional da saúde. Você pode perder peso rápido, mas seu metabolismo estará lento e, assim, você poderá ganhar todo o peso novamente ao fim da dieta.

E então? Será que vale a pena seguir a dieta da fruta? Deixe um comentário! E aproveite para conferir mais dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

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frutas
dieta restritiva
fibras
emagrecimento rápido

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