Dietas

13/07/2015 08:23 - Atualizado em 24/11/2016 09:18

Dieta da aveia: Garanta 3 benefícios do cereal

A dieta da aveia envolve o consumo de leite misturado ao cereal antes das refeições.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já ouviu falar da dieta da aveia? O cardápio é baseado no consumo de poucas calorias e na ingestão frequente do cereal. Esse regime vem sendo escolhido por quem deseja resultados rápidos e um corpo de dar inveja.

“A orientação é para que se consuma meia xícara de farinha de aveia com leite sempre antes das principais refeições”, explica Letícia Jacques, nutricionista funcional e especialista em alergias alimentares e distúrbios intestinais.

Porém, se você está insatisfeita e deseja mudar a silhueta, lembre-se que a deita da aveia traz tanto benefícios quanto riscos. Saiba mais a seguir.

dieta da aveia

Perigos da dieta da aveia

Apesar de saudável, a ingestão exagerada da aveia não traz benefícios para a saúde e para o emagrecimento. “Não vejo indicação alguma. Acrescentar o cereal no café da manhã com frutas, por exemplo, acho muito mais saudável, nutritivo e eficaz”, salienta Letícia.

Assim como todas as dietas restritivas, o cardápio sustentado pelo consumo de um único alimento principal pode ser arriscado. “É muito mais importante seguir uma dieta bem variada e colorida ao longo do dia que considerar um único alimento como milagroso”, alerta a nutricionista.

Antes de apostar nos cardápios encontrados em revistas ou indicados por famosas, lembre-se de contar com ajuda profissional. A doutora Letícia lembra que a variação durante a escolha dos alimentos é a melhor forma de garantir saúde e corpo em dia.

Benefícios da aveia

Embora a dieta da aveia não seja a melhor maneira de emagrecer, o consumo do cereal traz diversos benefícios para a saúde. Conheça alguns deles: 

Ajuda a diminuir os níveis de colesterol

Pesquisa elaborada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) avaliou 126 indivíduos que apostaram no consumo de flocos ou farelo de aveia por 30 dias. De acordo com os resultados, 5% a 15% dos níveis de colesterol foram diminuidos em quase todos os participantes.

Auxilia no controle de peso

Organizado pela nutricionista Ana Maria Pita Lotternberg, um estudo descobriu que o cereal ajuda a aumentar a sensação de saciedade, diminuindo a ingestão de alimentos. Durante seis semanas de análise, os participantes que apostaram na inclusão da aveia em sua alimentação perderam 2,6% do peso.

É um laxante natural

Pesquisa conduzida em 2008 no Departamento de Ciência Nutricional da Universidade de Viena, na Áustria, descobriu que o uso de fibras ajuda a melhorar a ação do intestino de pessoas que utilizam laxantes. De acordo com Bärbel Sturtzel e Ibrahim Elmadfa, coordenadores do estudo, os 30 participantes que consumiram aveia reduziram em até 60% o uso de laxantes.

Você já apostou na dieta da aveia ou em outros cardápios da moda? Qual foi o resultado? Compartilhe sua história nos comentários! E continue acompanhando o Vivo Mais Saudável para conferir dicas de como emagrecer com saúde.

TAGS
cereal
farinha de aveia
saciedade
emagrecer

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ