Dietas

02/05/2015 08:21 - Atualizado em 31/10/2016 11:14

Dieta da água? Emagreça sem radicalismos

Bastante simples, a dieta da água requer um cardápio cuidadoso para garantir resultados.

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Redação

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Dois copos de água antes de cada refeição. Simples e prático, não? Pois esse é o princípio básico da dieta da água, que não restringe nenhum tipo de alimento e apenas exige a ingestão do líquido antes de se alimentar. Porém, justamente por não possuir um cardápio elaborado, é necessário seguir uma dieta pouco calórica para alcançar os objetivos de emagrecimento.

Elaborada por Brenda Davy, a dieta da água tem base em um estudo que acompanhou dois grupos de adultos, ambos seguindo uma dieta de baixo consumo de calorias. O primeiro ingeria dois copos de água antes das refeições e o segundo, não. No final de três meses, aquele que consumia o líquido perdeu 2kg a mais. Quer aderir? Saiba como.

dieta da agua

O que a água faz em nosso corpo?

Confirmando a eficácia da dieta da água, o estudo indicou que ingerir o líquido antes das refeições reduzia o número de calorias durante a alimentação. Em média, 200kcal eram eliminadas por dia apenas bebendo água. O estômago, quando cheio do líquido, deixa a pessoa mais satisfeita antes de ela ingerir a comida. Dessa forma, promove o emagrecimento.

Bastante simples, a dieta que consiste apenas no consumo regular de água ainda deixa o corpo bem hidratado. No entanto, ela não promove a reeducação alimentar, o que torna os resultados diferentes entre quem tem uma alimentação saudável e os que não seguem um cardápio complementar. É importante, por exemplo, reduzir o consumo de gordura.

Para problemas de retenção de líquidos, a dieta da água é bastante eficaz. Ela tem efeito diurético e controla a hidratação do corpo. Sem gorduras ou calorias, acelera a perda de peso, ao mesmo tempo em que limpa o organismo de toxinas e remove os resíduos metabólicos.

Outro benefício da água é que ela impede a formação de pedras nos rins, protegendo o corpo contra infecções urinárias e combatendo a desidratação. Além disso, deixa a pele mais saudável e com aspecto mais jovem.

O que comer na dieta da água?

Já comece o seu dia bebendo água. Quando ela é consumida pela manhã, acorda o sistema digestivo, estimulando também o intestino. Esse hábito favorece também o organismo de quem sofre com prisão de ventre.

São os alimentos industrializados os principais responsáveis pelo aumento de peso. Quando você prepara as refeições, consegue controlar a procedência de cada ingrediente. Além disso, prefira sempre os vegetais e frutas de origem orgânica.

Evite comer pratos congelados ou instantâneos, que venham com muitos temperos e molhos, ricos em sódio e açúcar. Como a dieta da água não restringe alimentos, você pode montar seu próprio cardápio.

Diminua as quantidades de alimentos muito calóricos, ingerindo água antes das refeições e consumindo mais legumes e vegetais.

Se você quiser acrescentar um chocolate, doce ou algo mais gorduroso, modere nas doses e porções, comendo quando já não estiver com fome, apenas pelo prazer de matar a vontade. O equilíbrio na alimentação é o que proporciona os melhores resultados, principalmente para perda de peso.

Pretende aderir à dieta da água? Deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

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