Dietas

10/09/2014 12:08 - Atualizado em 03/12/2016 11:10

Dieta com cromo promete controlar a vontade de comer doces

Dieta com cromo pode ajudar no emagrecimento.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sofre com aquela vontade incontrolável de comer doce bem no meio da dieta? Às vezes, esse desejo é tão forte, que fica difícil resistir. Para esses casos de compulsão repentina por doce, já existe uma solução disponível: a dieta com cromo.

Conheça a dieta com cromo

O grande diferencial da dieta com cromo para outras substâncias oferecidas no mercado da suplementação é que o cromo compõe uma parte de uma substância corporal denominada de Fator de Tolerância à Glicose, cuja função é facilitar o trabalho da insulina de levar a glicose proveniente dos alimentos de fora para dentro da célula. Quando a glicose é enviada para o espaço intracelular de forma adequada, é enviado um estímulo de saciedade ao centro de fome no cérebro. Esse estímulo reflete na diminuição do desejo por açúcar e carboidratos que são as principais fontes de glicose para o organismo.

dieta-com-cromo

Além do auxílio no controle dos índices glicêmicos do organismo, a dieta com cromo também se mostra eficiente no que diz respeito a benefícios relacionados ao controle do colesterol. Também é possível perceber que além da diminuição da vontade reduzida de forma específica em relação a doces e carboidratos, é possível ainda que a dieta com cromo reduza a fome ao longo do dia. Para usufruir dos efeitos da dieta com cromo, é importante fazer o consumo conforme o indicado nos rótulos dos produtos adquiridos.

Alimentos para a dieta com cromo

Se a sua opção for por não fazer a suplementação artificial – ou seja, por meio de produtos auxiliares adquiridos em lojas especializadas –, saiba que você não corre o risco de sofrer com déficit do picolinato de cromo. Na verdade, de uma forma ou de outra, a dieta com cromo já faz parte da nutrição brasileira, ou seja, as necessidades básicas já estão garantidas sem mudanças no cardápio.

dieta-com-cromo

Mas é possível reforçar o consumo de alguns alimentos em seu cardápio de consumo regular. Os alimentos ricos em cromo são:

- Brócolis

- Laranja

- Batata

- Banana

- Maçã

- Ovos

- Cereais integrais.

Cuidados

O uso exacerbado do picolinato de cromo causa uma disfunção mitocondrial que pode resultar em efeitos cancerígenos. Além do problema da superdosagem, também é importante atentar para algumas situações que prejudicam a ação do cromo no seu organismo. Esse efeito ocorre quando a glicose não entra na célula, o centro cerebral da fome não recebe o estímulo e a fome continua. Em pessoas com resistência à insulina, por exemplo, o corpo libera substâncias chamadas citocinas inflamatórias, que atrapalham a entrada da glicose na célula.

Esse problema de absorção também pode se apresentar em casos de ovário policístico, hemocromatose, obesidade e em pessoas que fazem uso excessivo de antiácidos, situação em que a absorção de cromo estará diminuída. Além disso, os diabéticos que perdem muita glicose na urina também podem acabar eliminando o cromo e tendo o mesmo problema.

E aí, curtiu as dicas e vai incorporar o cromo ao cardápio? Comente aqui! Quer mais informações para uma alimentação saudável no dia a dia? Curta a página Vivo Mais Saudável no Facebook!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ