Dietas

15/05/2015 12:32 - Atualizado em 03/12/2016 10:26

Dieta cetogênica permite o consumo de gorduras

O cardápio cetogênico pode levar a um emagrecimento rápido, mas também causar efeito sanfona.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Zerando o consumo de carboidratos, a dieta cetogênica é rica em proteínas e gorduras. Por cortar a glicose do organismo, ela ajuda a emagrecer rapidamente, mas pode ocasionar a deficiência de nutrientes encontrados em frutas e fibras. Confira como aderir ao cardápio e descubra os prós e contras desse método.

dieta-cetogenica

Dieta cetogênica: O que pode e o que não pode

Os alimentos ricos em gordura - como bacon, ovos e alguns derivados do leite - são permitidos na dieta cetogênica. É possível montar um cardápio com linguiça de porco, peixe, presunto cozido, creme de leite e queijo, por exemplo. Refrigerante diet e bebidas como café e chá também têm vez.

Oleaginosas, como as nozes, verduras e legumes são bem-vindos. Repolho, alface, brócolis, pimenta, pepino, abobrinha, jiló, salsão, berinjela e chicória são alguns exemplos.

Por outro lado, a dieta cetogênica é restrita e veta a ingestão de alimentos recorrentes na alimentação diária. Biscoitos recheados, cerveja, macarrão com molho e até frutas são eliminados do cardápio. Confira uma lista de restrições:

- Cereais (arroz, trigo, milho)

- Legumes (feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha, amendoim)

- Frutas (banana, uva, figo, ameixa, caqui)

- Tubérculos (batata doce, batata, mandioca)

- Açúcares (sacarose, glicose, lactose, maltose, frutose, levulose) 

- Alimentos variados (leite, iogurte, farinhas, mel, geleia e doces de fruta, cerveja, amido de milho, massas, achocolatados, embutidos, conservas).

Vantagens e desvantagens

A dieta cetogênica garante emagrecimento rápido. Por controlar a quantidade de carboidratos ingerida, a tendência é que a pessoa perca peso. A gordura corporal também vai sendo eliminada.

Porém, devido aos altos níveis de gordura, o adepto corre o risco de aumentar os níveis de colesterol. A falta de frutas e verduras também pode levar a deficiências nutricionais, causando queda de cabelo e enfraquecimento das unhas.

Também não adianta aderir à dieta por uns dias e, depois, voltar ao cardápio normal. Isso favorece o temido efeito sanfona. Cabe lembrar, ainda, que a dieta cetogênica pode causar sintomas desagradáveis nos primeiros dias, como tonturas, cansaço, náuseas, mau hálito e desidratação.

dieta cetogenica

Cardápio da dieta cetogênica

Apesar de efetiva, a dieta cetogênica é extremamente perigosa, quando executada por muito tempo. O período indicado por especialistas é de no máximo 15 dias. Um nutricionista pode adaptar o cardápio de acordo com as condições corporais de cada pessoa, encontrando os alimentos mais indicados para a perda de peso.

Confira uma sugestão de cardápio:

Café da manhã

- 5 ovos cozidos ou em forma de omelete

- 50g de presunto e 50g de queijo muçarela

- 5 castanhas de caju.

Lanche da manhã

- 100g de atum com salada de folhas verdes.

Almoço

- 2 bifes de picanha grelhados

- 1 prato de salada de folhas e legumes variados

- 3 colheres de sopa de azeite de oliva para temperar a salada.

Lanche da tarde

- 5 nozes quebradas

- 8 morangos cortados com 3 colheres de creme de leite

- 1 xícara de chá.

Jantar

- 2 filés de frango grelhados

- 3 ovos cozidos ou em forma de omelete

- 1 prato de salada de folhas e legumes variados

- 3 colheres de sopa de azeite de oliva para temperar a salada.

Você apostaria nessa dieta? Conte para nós! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
cardápio
proteínas
gorduras
carboidrato

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ