Dietas

01/03/2016 10:00 - Atualizado em 09/12/2016 05:38

Dieta certa pode amenizar dor na vesícula

Para combater uma crise na vesícula, evite consumir alimentos gordurosos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você se deliciou com uma bela refeição e está refestelado no sofá quando começa a sentir pontadas no lado direito do abdômen, que às vezes irradiam para as costas. Essa sensação desconfortável pode ser dor na vesícula, o principal sintoma do cálculo biliar.

Quando o cálculo, também conhecido como pedra na vesícula, tem sintomas que atrapalham o paciente, o médico pode receitar tratamento medicamentoso ou até mesmo uma cirurgia, dependendo da situação. Mas a dieta também é fator importante.

Embora a formação dos cálculos biliares tenha mais a ver com fatores metabólicos, hereditários e orgânicos, uma vez formadas as pedras, uma alimentação inadequada pode piorar o quadro. Saiba mais a seguir.

mulher com dor na vesícula

Por que se formam os cálculos biliares?

A vesícula biliar é um pequeno órgão em forma de saco, localizado abaixo do fígado, cuja função é armazenar a bile, líquido que o fígado produz para auxiliar na digestão de gorduras. A bile contém várias substâncias, entre elas o colesterol.

Quando o fígado produz colesterol em excesso, as demais substâncias contidas na bile não são suficientes para dissolvê-lo. O excedente de colesterol é que formará os cristais que compõem os cálculos biliares - que, por sua vez, originam a dor na vesícula.

Alimentação para amenizar a dor na vesícula

Antes de falar sobre os hábitos alimentares que podem amenizar a dor na vesícula, lembramos que nenhuma dieta substitui o tratamento médico adequado. O ideal é só promover mudanças significativas sob orientação de um endocrinologista ou de um nutricionista, e complementarmente ao tratamento indicado.

Dito isso, a principal recomendação é evitar os alimentos gordurosos e com muito colesterol. Além disso, tome os cuidados que toda dieta saudável deve levar em consideração: controlar a ingestão de calorias, dividir as refeições em pelo menos cinco porções diárias e evitar tanto o jejum quanto refeições abundantes.

E não se esqueça: beba muita água, pois a hidratação do organismo melhora o funcionamento dos órgãos e ajuda na eliminação de toxinas. Confira abaixo os alimentos a evitar e os recomendados para ajudar no tratamento da dor na vesícula.

Alimentos a evitar

- Leite integral, queijos amarelos e requeijão

- Biscoitos amanteigados, chocolate, tortas, pastéis e pães folhados

- Lanches com mortadela, presunto ou salame

- Carnes gordas, embutidos, aves com pele e mocotó

- Miúdos como fígado, coração, moela e rim

- Peixes gordurosos como atum, salmão e sardinha

- Enlatados e molhos prontos

- Frituras em geral

- Cremes feitos de gordura vegetal ou animal, como manteiga e margarina

- Castanhas, nozes e amêndoas

-Bebidas alcoólicas, principalmente durante as crises de dor na vesícula.

Alimentos recomendados

- Laticínios desnatados, como leite desnatado, queijo cottage, ricota e iogurte

- Pão integral

- Grãos integrais

- Frutas como pera, maçã, figo, melão e mamão

- Verduras e legumes como beterraba, alcachofra, pepino, tomate e rabanete

- Mel

- Carnes magras de peixe e frango sem pele, cozidas ou refogadas

- Peixes e frutos do mar com pouca gordura, como garoupa, merluza e lula

- Clara de ovo cozida.

E aí, aprovou nossas dicas? Então compartilhe o artigo com seus seguidores nas redes sociais! Se você tem dúvidas ou sugestões sobre o assunto, deixe um comentário abaixo e contribua com a troca de ideias. E não se esqueça de conferir outras dicas de saúde e alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
cálculo biliar
pedra na vesícula
gordura
colesterol

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ