Dietas

16/05/2015 01:47 - Atualizado em 24/11/2016 08:56

Desvende mitos e verdades da dieta hipocalórica

Nem todas as pessoas podem seguir uma dieta hipocalórica. A indicação deve ser feita por profissionais.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Uma dieta hipocalórica, como o nome diz, restringe a quantidade de calorias que a pessoa pode ingerir ao longo do dia. Procurados por quem quer perder peso, esses regimes alimentares às vezes são bastante radicais. Por isso, é sempre necessário procurar a orientação de especialistas.

Será que você realmente sabe como funciona esse sistema de restrição de calorias? Veja alguns mitos e verdades e descubra se você está apto a seguir esse tipo de alimentação.

dieta hipocalorica

Mitos e verdades de uma dieta hipocalórica

Verdade: uma dieta hipocalórica consiste em consumir menos calorias e gastar mais.

Para queimar a gordura corporal, essa é a matemática básica. Assim, o organismo utiliza a gordura excedente como energia, substituindo-a por massa muscular.

Mito: é preciso reduzir o consumo de carboidratos para perder peso.

Não adianta fazer isso, pois o corpo possui uma reserva desse nutriente nos músculos. Na hora de praticar exercícios, essa reserva será utilizada, diminuindo a quantidade de massa muscular, não de gordura corporal. O corpo precisa de carboidratos você se exercitar com disposição e energia.

Verdade: a diminuição da quantidade de calorias deve ser feita mantendo a variedade de alimentos.

Uma dieta hipocalórica diminui a quantidade de calorias, mas todos os grupos alimentares devem ser consumidos de forma adequada. Com isso, é possível ter uma alimentação balanceada e equilibrada, garantindo a perda de peso com saúde.

Verdade: a quantidade diária não pode ser inferior a 800 calorias.

Esse é o mínimo a se consumir, desde que de forma balanceada e com os alimentos certos, que consigam suprir as necessidades nutricionais sem prejuízos ao organismo.

A quantidade de calorias para perder peso varia de acordo com a idade, a altura, o peso e o gasto calórico da pessoa com atividades físicas. Por isso, ela só pode ser recomendada por um médico especialista para que a redução de calorias seja adequada.

Mito: uma dieta hipocalórica é qualquer dieta com restrição de calorias e pode ser seguida por qualquer pessoa que queira perder peso.

Na verdade, esse tipo de dieta deve ser receitado por médicos e é mais indicado para pacientes obesos que tenham taxa de IMC maior ou igual a 30. Ela é bastante restritiva - fica em torno de 800 calorias diárias -, devendo ser acompanhada regularmente por um profissional especializado.

Saiba quando seguir uma dieta hipocalórica

O termo "dieta hipocalórica" é usado popularmente para definir dietas que restringem calorias ou certos alimentos. No entanto, essa denominação é utilizada por médicos apenas para se referir a dietas com ingestão de 800 calorias por dia. Por isso, ela é indicada apenas para obesos e deve ser seguida com acompanhamento profissional.

Para saber qual é a melhor dieta para você conquistar os seus objetivos, consulte-se com um nutricionista. Ele fará uma avaliação adequada e indicará as instruções alimentares certas para o seu caso, possibilitando o emagrecimento com saúde.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E lembre-se que sempre tem novidade sobre alimentação e dietas aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
restrição alimentar
poucas calorias
dieta restritiva
perder peso

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ