Dietas

18/03/2015 07:27 - Atualizado em 04/12/2016 02:54

Descubra quais são os salgadinhos que engordam mais

Os salgadinhos são altamente calóricos e ainda possuem substâncias prejudiciais à saúde.

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Redação

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É difícil quem consiga resistir aos petiscos de festa e até mesmo àqueles pacotes de salgadinhos industrializados. Porém, esses alimentos são ricos em substâncias que prejudicam a saúde quando consumidas em excesso, sem falar na grande quantidade de calorias de cada opção.

Coxinha de frango, rissole e outros quitutes são um perigo para a balança e para a saúde. Por isso, é necessário conhecer o valor energético desses salgados e realizar substituições saudáveis. Compare as calorias de alguns desses alimentos e confira como adotar um cardápio melhor para a sua dieta.

salgadinhos

Compare as calorias dos salgadinhos

Mesmo sendo pequenas, as iguarias de festas possuem altos valores calóricos, já que na maioria das vezes são fritas e cheias de gordura. Os salgadinhos industrializados também são responsáveis por aqueles quilinhos a mais, contendo ainda aditivos químicos para manter o sabor e a validade por mais tempo.

Para entender melhor a quantidade de calorias que os salgadinhos possuem, veja uma comparação entre os principais vilões que sempre fazem parte dos eventos sociais. Saiba quais você deve evitar, os que deve consumir com moderação e os que estão liberados.

- A famosa coxinha de frango frita possui 57kcal em 20g. Essa é a mesma quantidade de calorias que possui uma maçã média.

- O rissole, também frito, possui 83kcal em 20g, equivalendo a uma barrinha de cereal de granola.

- A bolinha de queijo possui, em 20g, 53kcal. Frutas como caju, tangerina e pêssego também contêm até 55kcal, sendo opções bem mais saudáveis.

salgadinhos

- Um croissant pequeno feito com massa folhada e recheado com presunto e queijo, ou um quibe frito recheado com carne, têm cerca de 80kcal cada. Esses quitutes podem ser substituídos caloricamente por uma banana.

- A empadinha de frango, feita com massa podre, tem em cada unidade pequena uma média de 43kcal. Um copo de água de coco, que hidrata e dá sensação de saciedade, possui cerca de 40kcal.

- O enroladinho de salsicha, preparado com um embutido muito calórico, possui 58kcal em cada unidade pequena. Isso é o mesmo que duas fatias grandes de melão.

- A minipizza é uma das campeãs em alto valor energético, possuindo 107kcal em cada unidade. Esse é o total de calorias se você consumir uma maçã, uma fatia de melão e uma fatia de melancia - ou seja, mais que o suficiente para o lanche da tarde.

- O bolinho de bacalhau é um dos salgadinhos menos calóricos, podendo ser uma ótima opção para quem está de dieta. Com apenas 22kcal por unidade pequena, ele equivale a duas ameixas vermelhas.

- Já os salgadinhos industrializados feitos com batata ou milho variam de 120kcal a 190kcal em cada 30g (duas xícaras de chá). O valor calórico é o mesmo que um prato de salada de folhas verdes temperado só com azeite.

Perigos do consumo de salgadinhos em excesso

Uma quantidade bem pequena de salgadinhos possui alto valor energético, além de substâncias como sódio e gordura, que trazem várias complicações para a saúde. Como os quitutes estão presentes em muitas festas e é difícil resistir, eles podem ser consumidos sem problemas, desde que de forma moderada.

O consumo em excesso de alimentos ricos em sódio, gordura e açúcar é responsável por problemas como colesterol alto, alterações na pressão sanguínea e dificuldade para controlar os níveis de glicose. Com isso, os riscos de desenvolver doenças cardíacas, hipertensão e diabetes são muito maiores.

Sempre que possível, é indicado deixar os salgadinhos de lado e optar por lanches mais saudáveis e naturais. As frutas são ótimas opções, pois, além de poucas calorias, possuem vitaminas e nutrientes que garantem o bom funcionamento de todo o organismo.

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sódio
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