Dietas

24/01/2015 04:50 - Atualizado em 09/05/2016 01:42

Descubra quais são as melhores dietas de 2015

Perder peso, prevenir doenças e proteger o coração são alguns dos benefícios das melhores dietas do ano.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Seja para perder peso, para evitar doenças ou apenas para ter uma vida mais saudável, basta mudar os hábitos alimentares. Dietas são responsáveis por isso, mas, em meio a tantas, pode ser difícil escolher quais alimentos restringir. Pensando nisso, a revista americana US News & World Reporter, especializada em rankings, divulgou uma lista com as melhores dietas de 2015.

melhores dietas

Conheça as melhores dietas de 2015

DASH

O plano alimentar chamado Dietary Approaches to Stop Hypertension (DASH), como o nome em inglês diz, tem como objetivo prevenir a hipertensão. Entre o ranking das melhores dietas, essa ficou em primeiro lugar, pois traz diversos benefícios para o corpo, promovendo perda de peso e uma alimentação mais nutritiva.

O conceito da dieta é aumentar o consumo de nutrientes que previnem a pressão alta, como o potássio, o cálcio, proteínas e fibras, encontrados em vegetais e alimentos integrais. Além disso, a DASH também indica evitar os alimentos que aumentem a pressão arterial, principalmente os ricos em sal, calorias e gordura, como os industrializados, os doces e a carne vermelha.

Dieta TLC

Na lista das melhores dietas também está a TLC. Em inglês, a sigla é Therapeutic Lifestyle Changes, que em português quer dizer Terapia para Mudança do Estilo de Vida. O objetivo dessa opção é reduzir a taxa de LDL do sangue, o chamado colesterol ruim, prevenindo doenças cardiovasculares e outros problemas.

Os alimentos dessa dieta são indicados para diminuir o consumo de gorduras presentes em carnes, laticínios integrais e frituras. É recomendado que a gordura represente até 7% do total de calorias consumidas durante o dia. O plano ainda indica a ingestão de fibras de vegetais e alimentos integrais, que também contribuem para o combate do colesterol alto.

Além de reduzir o LDL e os riscos de doenças, a dieta TLC também ajuda na perda de peso, pois é comprovado que uma alimentação com pouca gordura é eficaz no processo de emagrecimento.

Melhores dietas são para a vida toda

Não basta restringir alimentos. A melhor maneira de ter um corpo saudável é reeducar os hábitos alimentares e segui-los para a vida toda. Conheça mais alguns exemplos.

Dieta da Clínica Mayo

A dieta tem esse nome porque foi criada por essa instituição dos Estados Unidos, que desenvolve pesquisas na área da saúde e faz recomendações sobre prevenção de doenças. O principal foco dessa dieta é a perda de peso, sendo possível eliminar entre 2,5kg e 4,5kg nos primeiros 15 dias.

A dieta da Clínica Mayo tem como base a eliminação de alguns hábitos e a adoção de outros. Alguns deles são não comer vendo TV e eliminar o açúcar nas primeiras duas semanas. O programa também indica comer de acordo com uma pirâmide, fazendo refeições que contenham todos os grupos alimentares, de vegetais a carboidratos e gordura, mas sempre em quantidades equilibradas.

Essa é uma das melhores dietas porque é eficaz no emagrecimento e ajuda a proteger o coração.

Dieta mediterrânea

Baseada na alimentação dos países banhados pelo Mar Mediterrâneo, essa opção traz diversos benefícios para a saúde. Com a dieta mediterrânea é possível perder e controlar o peso, pois há um baixo consumo de carne vermelha, açúcar e gordura saturada.

A dieta ainda indica uma ingestão maior de alimentos como nozes e castanhas, vegetais, grãos integrais, azeite de oliva e peixe. É considerada uma das melhores dietas por combater doenças crônicas e aumentar a longevidade.

Gostou das dicas de alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para saber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
dieta
reeducação alimentar
nutrição
corpo saudável

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ