Dietas

29/08/2014 09:34 - Atualizado em 23/11/2016 02:51

Descubra por que incluir o arroz na dieta

Arroz na dieta pode ajudar no emagrecimento e na prevenção de doenças.

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Redação

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Ao contrário do que dizem muitas das dietas radicais propagadas por aí, cortar todos os carboidratos da alimentação não é a solução para o emagrecimento e a conquista de uma vida saudável.

Prova disso é que a inclusão do arroz na dieta pode ajudar muito no controle das taxas de gordura no sangue e na eliminação dos indesejados “pneuzinhos” abdominais.

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Tipos de arroz na dieta

É claro que não se pode trocar todas as refeições pelo arroz, mas sabendo escolher qual o tipo ideal e em quais horários do dia você deve comer, o alimento pode, sim, trazer muitos benefícios.

O arroz integral e o arroz selvagem são os mais comuns, por possuírem um gosto que pouco se diferencia dos grãos branco e parboilizado. Já o arroz preto possui um toque gourmet e um sabor parecido com o de castanhas. Conheça os 3 tipos mais benéficos de arroz.

- Arroz Integral

Quando o assunto é incluir o arroz na dieta, essa é a variedade preferida. O arroz integral não passa pelo processo de refinamento e por isso preserva a película que envolve o grão, rica em vitaminas B1, B6 e B5.

“Por ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, ajuda no controle da fome por não elevar a glicemia do sangue, mantendo-a estável por um longo período. Você fica satisfeito por muito mais tempo”, explica a nutricionista Renata Rodrigues Oliveira.

- Arroz Selvagem

Essa variedade possui uma cor diferenciada, atingindo uma tonalidade marrom-escura. Possui uma casca crocante por fora e é bastante macio por dentro.

Possui propriedades muito próximas as do integral, mas muito menos carboidratos, por isso coloque esse arroz na dieta sem medo de engordar. Possui um sabor bem marcante e fica mais agradável ao paladar se for misturado com o arroz integral ou com feijão.

- Arroz Preto

É um tipo de arroz ainda novo no mercado brasileiro, mas que já conquistou lugar na mesa dos mais antenados em saúde e culinária. Tem um sabor diferente do comum, mas vale a pena dar espaço para este arroz na dieta em alguns dias da semana.

Ele possui uma grande quantidade de compostos antioxidantes que combatem o envelhecimento, além de ser rico em vitaminas do complexo B, fibras e proteínas.

Papel do arroz na dieta

A maior importância do arroz na dieta diária dos indivíduos é a função enérgica. Por ser um carboidrato, ele é responsável por conferir ao corpo a energia de que ele se utiliza para funcionar. Mas ao contrário dos demais carboidratos, como pães e massas, o arroz tem baixa quantidade de gordura, o que o torna pouco prejudicial para a saúde.

Além disso, é o acompanhamento ideal para outros alimentos que são saudáveis e assim incentiva a alimentação saudável. Combina muito bem com carnes brancas, como peixes e aves, legumes crus ou refogados, verduras e saladas de diversas espécies. O consumo de arroz aliado ao feijão é ainda mais recomendável, já que juntos eles formam uma proteína completa, semelhante a da carne.

Incluir o arroz na dieta ainda pode ser sinônimo de prevenção de doenças. Há uma série de estudos que comprovam que pessoas que colocam o arroz em 14 de suas refeições semanais possuem uma diminuição de até 60% no risco de desenvolvimento de câncer na boca.

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