Dietas

11/04/2015 04:24 - Atualizado em 11/12/2016 12:12

Descubra os perigos da chamada água detox

Consumo exagerado da água detox pode causar prejuízos à saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já ouviu falar em sucos detox, certo? Eles são feitos principalmente com vegetais e folhas verdes, com o objetivo de limpar as impurezas do organismo. Mas e água detox? Você sabe o que é? Da mesma forma que os sucos, ela também leva vegetais, mas apenas para dar um gostinho.

A água detox ficou famosa após a revelação de uma das irmãs Kardashian, Khloé. Segundo ela, o líquido foi responsável por sua perda de peso. No entanto, a socialite abusava do consumo de água, o que pode ser perigoso, segundo alguns especialistas. Saiba mais.

agua detox

Por que a água detox é perigosa?

Taxada de “gordinha da família”, Khloé Kardashian decidiu investir na água detox para perder peso. O líquido, porém, pode não ser tão saudável, principalmente se ingerido em grandes quantidades. Segundo um consenso médico, o recomendável de consumo de água por dia são dois litros.

Quando começou sua dieta, Khloé passou a ingerir mais que o dobro do necessário: cinco litros. O limite para as mulheres é de 2,7 litros, podendo ser ampliado no caso de treinos e esforços físicos. Além disso, peso, estatura, porte físico, idade e rotina interferem na medição diária.

Pessoas que frequentam academia ou treinam intensivamente todos os dias precisam aumentar o consumo de água. Nesses casos, um personal trainer ou profissional qualificado deve orientar a ingestão. Homens, por exemplo, devem ingerir mais água que as mulheres, por sua estrutura física.

Se a pessoa consumir mais água que o necessário, modifica seu equilíbrio hidroeletrolítico orgânico. Essa situação acontece porque os minerais essenciais para o funcionamento correto do corpo, como o potássio e o cálcio, têm seus níveis reduzidos. A partir de então, podem ocorrer cãibras, mudanças na pressão arterial, arritmia no coração e, até mesmo, infarto.

Dá pra beber água detox com segurança?

Moderadamente, porém, a água detox pode contribuir para melhorar suas funções orgânicas, além de facilitar a perda de peso. O líquido elimina as toxinas e mantém o organismo em dia. Quando combinada com vegetais como pepino, hortelã e limão, limpa as impurezas e dá sensação de bem-estar.

A água detox é como uma água aromatizada ou flavorizada. Para prepará-la, não são necessários mais de cinco minutos. Quer aprender?

Ingredientes:

- 12 copos de água filtrada

- 3 limões pequenos

- 1 pepino orgânico médio

- 12 folhas de hortelã.

Modo de Preparo:

Lave bem todos os ingredientes, principalmente os limões e pepinos, cortando todos em rodelas bem finas. Coloque tudo em uma jarra com boa profundidade. Ponha a hortelã e, depois, despeje a água sobre todos os ingredientes.

Para que o líquido absorva todos os nutrientes e propriedades dos vegetais, é necessário que a mistura permaneça na geladeira por, no mínimo, quatro horas ou uma noite inteira.

Se quiser potencializar a receita, você pode adicionar canela, gengibre e berinjela. Uma boa ideia é alterar os ingredientes, variando sua inclusão no cardápio.

Lembre-se de não exagerar no consumo. Beba de dois a quatro copos por dia para aproveitar os benefícios. O resto da ingestão de água diária pode ser do líquido puro.

Gostou das dicas de alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
emagrecimento
nutrição
água
detox

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ