Dietas

09/12/2014 08:20 - Atualizado em 29/11/2016 06:23

Descubra como manter uma dieta detox

Dieta detox pode eliminar muitas impurezas e toxinas do organismo.

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Redação

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À primeira vista, falar em seguir uma dieta detox pode ser sinônimo de manter uma dieta radical, daquelas bem restritivas e cheias de ingredientes difíceis de encontrar. Mas a detoxificação, ou simplesmente a dieta detox, é uma técnica funcional de nutrição, que tem como objetivo eliminar do organismo toxinas e outras substâncias prejudiciais à saúde.

Desvendando a dieta detox

"Detox", essa palavrinha tão na moda ultimamente, é a abreviação de "Detoxification", que em inglês significa desintoxicar - estimular o organismo a eliminar toxinas encontradas nos alimentos que ingerimos, como os agrotóxicos, corantes e outros aditivos químicos.

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Pode parecer bobagem, mas de vez em quando seria bom parar para pensar em quantos elementos ruins se encontram nos alimentos que ingerimos, por mais puros que eles possam parecer.

A dieta detox é a aliada para ajudar seu corpo a eliminar essas impurezas. Ainda que o corpo já possua sua maneira de eliminar parte delas diariamente, alguns exageros, principalmente com a rotina a cada dia mais corrida, costuma acumular tantas substâncias impróprias que o corpo passa a precisar de uma ajudinha.

Como em qualquer outro programa de alimentação, durante a dieta detox o ideal segue sendo comer de três em três horas. A duração dela é de sete dias e são necessárias 6 refeições diárias, no já conhecido esquema: desjejum, café da manhã, almoço, lanche da tarde, lanche ao final do dia e jantar, sendo porém o desjejum o já famoso suco verde e o café da manhã uma porção de fruta com granola.
Veja a seguir uma sugestão de cardápio de dieta detox para seguir e conquistar um corpo livre do excesso de impurezas:

Dia 1

Desjejum: Suco Verde
Café da manhã: Fruta com Granola (sugestão: pera, morangos ou maçã)
Almoço: Salada de agrião com manga e gergelim + hambúrguer de quinua.
Lanche: Compota de pera com calda de maracujá
Lanche: Fatia grande de abacaxi
Jantar: Creme de abóbora

Dia 2

Desjejum: Suco Verde
Café da manhã: Fruta com Granola
Almoço: Tartar de abacate + espaguete de palmito com molho de tomate.
Lanche: Mousse de maracomanga
Lanche: Fatia de melão (4 dedos)
Jantar: Creme de couve-flor

Dia 3

Desjejum: Suco Verde
Café da manhã: Fruta com Granola
Almoço: Salada crua de legumes + Escondidinho de batata com cogumelo
Lanche: Creme de damasco
Lanche: 1 maçã media
Jantar: Sopa de alho poro

Dia 4

Desjejum: Suco Verde
Café da manhã: Fruta com Granola
Almoço: Salada de tirinhas + lasanha de berinjelas
Lanche: Creme de pera
Lanche: 1 banana
Jantar: Creme de aspargo

Dia 5

Desjejum: Suco Verde
Café da manhã: Fruta com Granola
Almoço: Salada mix de folhas + Cuscuz de quinua
Lanche: Maçã com ameixa
Lanche: 5 damascos secos
Jantar: Sopa de abobrinha

Dia 6

Desjejum: Suco Verde
Café da manhã: Fruta com Granola
Almoço: Salada de broto com sementes + Lentilhas francesas
Lanche: Tortinha de maçã
Lanche: 1 pera
Jantar: Sopa de legumes verdes

Dia 7

Desjejum: Suco Verde
Café da manhã: Fruta com Granola
Almoço: Salada livre + Almôndegas de soja com molho de tomate
Lanche: Creme de maçã com canela
Lanche: Salada de frutas
Jantar: Sopa de batata baroa

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