Dietas

24/07/2015 04:17 - Atualizado em 03/12/2016 07:07

Controle os alimentos diuréticos da sua dieta

Frutas, hortaliças e chás eliminam retenção de líquidos e impurezas, ajudando na perder peso.

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Redação

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Para quem quer acelerar a dieta, apostar nos alimentos diuréticos pode ser uma boa opção. Além de eliminar a retenção de líquidos e o sódio do corpo, eles também ajudam a limpar as impurezas do organismo e ainda controlam a pressão arterial, tornando-se bons aliados para hipertensos.

Entre os principais alimentos que fazem parte desse grupo estão limão, abacaxi, gengibre, couve e aveia. Mas é preciso cuidado para não exagerar no consumo, pois os diuréticos podem trazer alguns efeitos colaterais, quando ingeridos em excesso.

alimentos diureticos

Alimentos diuréticos ajudam na luta contra a balança

Consumir alimentos diuréticos ajuda a desinchar, aumenta o fluxo de urina e renova os líquidos corporais, eliminando as impurezas do organismo de forma mais rápida e eficaz. Além disso, eles possuem poucas calorias e diminuem o apetite, devido à grande quantidade de água e fibras, que proporcionam sensação de saciedade e regulam o funcionamento do intestino.

Com isso, os alimentos diuréticos contribuem para a perda e o controle do peso corporal, sendo ótimos aliados para quem busca emagrecer ou apenas conquistar mais saúde. As opções consideradas diuréticas são ricas em magnésio, potássio e vitamina B6.

Eles atuam principalmente nos rins, aumentando o volume e o grau do fluxo urinário. Também promovem a eliminação de eletrólitos como o sódio e o cloro. A perda de sódio provoca redução de líquido extracelular, ou seja, elimina a retenção de líquidos, além de diminuir os riscos de desenvolver doenças.

Além dos benefícios para o processo de emagrecimento, os diuréticos também ajudam a baixar a pressão arterial, mantendo a hipertensão controlada. A doença é silenciosa e não se manifesta até estar avançada, trazendo uma série de complicações. A hipertensão atinge cerca de 35% dos brasileiros acima de 40 anos, segundo dados do Ministério da Saúde.

Os principais alimentos diuréticos são as frutas, como limão, abacaxi, melancia, coco, melão, maçã e pera. Entre as hortaliças, o aipo, a couve, a beterraba, o gengibre, o repolho, a berinjela e a cenoura, entre outros, também possuem propriedades diuréticas. Ainda entra nesse grupo a aveia, que absorve o colesterol e o excesso de água, ajudando no combate à retenção de líquidos.

Alguns chás também são diuréticos, como chapéu-de-couro, rosa-mosqueta, folha de abacate, quebra-pedra, cavalinha, chá-verde, carqueja e hibisco. Essas ervas estimulam os rins, diminuindo o inchaço e controlando a hipertensão arterial. A dica é escolher uma delas e misturar a outros ingredientes com essas propriedades.

alimentos diureticos

Cuidados ao consumir alimentos diuréticos

Como tudo que é consumido em excesso faz mal, com os diuréticos não é diferente. Quando ingeridos em grandes quantidades, podem provocar desidratação e alterações nos níveis de potássio do sangue. Por isso, além de comer opções diuréticas, é indicado também beber dois litros de água por dia e ingerir alimentos ricos em fibras.

Vale lembrar também que, para emagrecer, não basta apenas incluir alimentos diuréticos no cardápio. As frutas, os chás e outras opções eliminam a retenção de líquidos e as impurezas do organismo, por isso os números na balança podem diminuir. Porém, não se perde gordura, sendo necessária uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos para um resultado completo.

Gostou das dicas para sua dieta? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir as novidades de saúde e bem-estar do Vivo Mais Saudável.

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pressão arterial
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