Dietas

11/10/2014 04:05 - Atualizado em 21/11/2016 08:47

Conheça razões para você emagrecer com saúde

Emagrecer não deve ser apenas uma questão estética.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Emagrecer não oferece apenas benefícios estéticos. Quem chega ao peso ideal tem maior qualidade de vida, autoestima reforçada e corre menor risco de contrair diversas doenças relacionadas à obesidade.

Mas existem diversas maneiras de emagrecer. Dietas milagrosas, por exemplo, podem fazer mais mal do que bem. Perder peso devagar, com auxílio de uma nutricionista, com apoio de exercícios físicos e alimentação equilibrada, é sempre o melhor caminho.

Emagrecer é questão de saúde

Segundo pesquisas da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 300 milhões e pessoas estão acima do peso ou obesas. Esse número equivale a quase duas vezes a população total do Brasil.

Em um relatório publicado pela OMS em 2009, que relaciona os cinco maiores fatores de risco para a mortalidade, três deles estão diretamente ligados com a obesidade. Ou seja, o sinal de alerta está ligado.

emagrecer

Como saber se precisa emagrecer?

O IMC é a sigla de Índice de Massa Corporal. Através dele você descobre se está com o peso acima, normal ou abaixo do que é recomendado para a sua altura.

Para fazer o cálculo, multiplique a sua altura em dois e divida pelo seu peso. O resultado será o valor que deverá ser comparado à tabela de IMC. Em casos de sobrepeso e obesidade, é necessário emagrecer para não correr maiores riscos.

emagrecer

Segundo a nutricionista Renata Rodrigues de Oliveira, o aumento do IMC é extremamente perigoso. “Com um ganho de peso próximo a 20% do peso desejável e de acordo com o IMC, as chances de mortalidade por diabetes, hipertensão arterial, doenças coronarianas e patologias da vesícula biliar aumenta em 20%”.

Perder peso é essencial

Veja o que pode acontecer caso você não emagreça.

Com ganho de 20% a mais de peso:

- Aumentam as chances de desenvolver disfunções na visícula biliar

- 25% de aumento no aparecimento de doenças cardiovasculares

Com ganho de 40% no peso desejável:

- As chances de mortalidade crescem em 55%

- Os riscos de diabetes quadruplicam

- 70% de aumento de chances para doenças cardiovasculares

É importante lembrar que nem sempre os seus exames mostram o que está acontecendo. O surgimento de problemas relacionados à obesidade pode demorar, mas quando aparecem são muito perigosos. Para não sofrer, a dica é emagrecer a partir de dietas saudáveis e a longo prazo.

Além dos problemas de saúde, o emocional também pode ficar abalado. A sociedade, por dar uma grande importância para a aparência física, acaba recriminando quem está acima do peso. O preconceito com quem está mais gordinho pode causar depressão e o sentimento de rejeição, acompanhado de vergonha.

Nesses casos, é necessária a reeducação alimentar e a conversa quinzenal com uma psicóloga. Para emagrecer é preciso força de vontade e foco. Você é quem manda no seu corpo.

E aí, vamos começar a entrar em forma agora mesmo? Deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
emagrecimento
emagrecer
dieta
alimentação saudável

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ