Dietas

29/05/2014 09:00 - Atualizado em 04/12/2016 07:29

Conheça diferentes tipos de farinha, seus benefícios e receitas para fazer em casa

por Cintia Vidal, Bárbara Ribeiro e Kelly Ferreira do Bom Brasileiro

POR

Bom Brasileiro

  • +A
  • -A

Produto do processamento de grãos, frutas, leguminosas, tubérculos dentre outros, a farinha é um ingrediente fundamental na panificação. Tão fundamental que com o passar do tempo novos tipos foram surgindo, das mais diversas bases, dos mais diversos gostos. É preciso estar atento ao que o mercado oferece, cada dia um novo tipo que promete reduzir colesterol, promover a perda de peso e outros benefícios milagrosos.

Com tanta variedade, pode ser difícil acompanhar essas modas de farinhas. Somos bombardeados todos os dias por informações de todos os lados. Em quais acreditar? Um conselho: acredite na que funciona com você! Confira a procedência e não tenha medo de experimentar, sabendo que nem tudo funciona para todo mundo.

O trio Bom Brasileiro, com Cintia Vidal, gastrônoma especializada em confeitaria/panificação graduanda em Nutrição; Bárbara Ribeiro, gastrônoma e nutricionista; e Kelly Ferreira, também nutricionista, relacionou os principais tipos de farinha que encontramos por aí com as características principais e receitas.

Se estava difícil substituir a farinha de trigo branca, agora ficou fácil! Experimente e sinta as diferenças.

Farinha de Trigo Tipo 1 (a comum que compramos nos supermercados)

Surge da moagem do endosperma do grão de trigo (núcleo branco que corresponde a aproximadamente 75% do grão). É composta principalmente por carboidrato e proteína, o carboidrato principal aqui é o amido. Há uma proteína formada quando a farinha é misturada com água e sofre uma ação de trabalho mecânico, o glúten, responsável pela elasticidade e consistência da massa, que resulta no volume que ocorre no crescimento.
A farinha de trigo comum possui baixo teor de glúten, por isso é indicada no preparo de algumas massas e biscoitos, como esse delicioso bolo de laranja:

Bolo de Laranja com Casca e Tudo

Farinha de Trigo Integral

Surge da moagem do grão de trigo inteiro e, por conter a casca do grão, é uma farinha mais pesada com enfraquecida ação do glúten. Por essa razão é usual encontrar produtos “integrais” que contém além da farinha de trigo integral, farinha de trigo comum. Essa mistura evita que a massa fique muito densa e não tenha o crescimento adequado.
Contém carboidratos, proteínas, vitaminas, lipídeos, minerais e fibras. Valor nutritivo bem superior ao da farinha de trigo comum.

Pão 100% com Semente de Abóbora

Farinha de Aveia

Surge da moagem da parte interna do grão de aveia. Cereal que contém carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e fibras. Possui fibras solúveis que ajudam a regular o trânsito intestinal e a diminuir o colesterol total e LDL. Aqui no Brasil, a aveia é processada com o trigo passando a conter traços de glúten, por isso o consumo não é indicado para pessoas celíacas.
Pode ser encontrada em farelo, flocos e farinha de aveia. O farelo possui maior teor de fibras e a farinha o menor. Para ilustrar todo o poder desse grão, mais uma receita deliciosa para acompanhar seu café:

Bolo de Banana com Passas e Chocolate

Farinha de Centeio

Amplamente utilizada na panificação, essa farinha surge da moagem do grão de centeio. É uma ótima fonte de carboidratos complexos (aumentam a saciedade e tornam a digestão mais lenta), proteínas, vitaminas, fibras e minerais. Possui teor de glúten menor que a farinha de trigo integral, por isso também é encontrada em preparações juntamente com a farinha de trigo comum.

Pão de Centeio e Iogurte Natural

Farinha de Arroz

Produto da moagem do grão de arroz, essa farinha pode ser utilizada por celíacos por não conter glúten. É de fácil digestão e possui baixo índice glicêmico. A farinha de arroz substitui a farinha de trigo nas mesmas proporções em diversas preparações, porém pode apresentar textura “arenosa” em algumas, como bolos e biscoitos.

Cookies de Chocolate com Farinha de Arroz

Estes são apenas alguns dos muitos tipos de farinha disponíveis. Realizar testes em receitas de pães e bolos caseiros é um importante passo para uma vida mais saudável. Experimente!

Veja também:

Aveia combate o colesterol e ajuda a emagrecer 

1 em cada 10 adultos nunca provou couve, salmão ou atum 

Nutricionista explica contraindicações de superalimentos da moda

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ