Dietas

05/08/2014 09:00 - Atualizado em 03/12/2016 12:28

Conheça a zone diet, a dieta do equilíbrio hormonal

Zone diet é uma disciplina alimentar adotada por muitos atletas americanos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A zone diet, também conhecida como dieta da zona ou dieta do equilíbrio hormonal, é uma nova forma de controlar os hábitos alimentares. Ela é comum entre os atletas dos Estados Unidos e está cada vez mais sendo adquirida pelos brasileiros. Essa dieta é constituída pelo auxílio na estabilização da insulina e de outros hormônios relacionados diretamente à alimentação e à perda de peso. Isso é feito de forma que a pessoa não precise abrir mão de muitas coisas no seu cardápio.

A fórmula por trás da zone diet é o consumo da quantidade correta de carboidratos, proteínas e gorduras, com a troca de alimentos calóricos por outros que proporcionem sensação de saciedade por mais tempo. Segundo o Dr. Barry Sears, criador da dieta da zona, dessa forma é possível controlar a produção dos três principais hormônios do organismo e queimar gorduras. A insulina, o glucagon e o eicosanoides são os hormônios responsáveis por regular o armazenamento de gordura, os níveis de açúcar no sangue e a inflamação.

zone diet
Zone diet é utilizada por atletas nos Estados Unidos. Foto: Shutterstock

Como funciona a zone diet

O mais importante nessa dieta é a quantidade de alimento que é consumido durante o dia, que deve ser de acordo com as especificações físicas de cada pessoa e também com os seus objetivos. Geralmente, a zone diet é indicada para quem quer aumentar a massa muscular, queimar as gorduras e evitar que o corpo acumule mais. Por isso, é muito comum entre atletas de diversos esportes.

Nesse caso, o seu gênero e tipo corporal é que vão definir a quantidade de alimento que você deve consumir. É recomendado que cada refeição seja divida em 40% de carboidrato, 30% de proteína e 30% de gordura. Com isso, a proteína e a gordura trabalham de forma com que o carboidrato leve mais tempo para virar açúcar e evite que o corpo acumule gordura.

Vantagens da zone diet

Uma das vantagens da dieta da zona é que ela é indicada para vários casos e traz bons resultados a todos eles. Tanto para atletas de elite, que precisam da melhor dieta para manter o bom desempenho, quanto para aquelas pessoas que buscam a perda de peso de forma saudável. Para conseguir aproveitar todos os nutrientes possíveis da alimentação, é preciso equilibrar os seus hormônios. E é essa a principal proposta da zone diet.

Com essa dieta e o controle hormonal, você pode trazer muitos benefícios para o seu bem-estar. Composição corporal, utilização de energia e química do sangue são apenas algumas das melhorias que a zone diet ajuda a proporcionar. Mas é importante que na hora de escolher uma dieta para seguir, você procure a que mais se adapte ao seu estilo de vida e suas necessidades. É indicado que você tenha sempre o auxílio de um profissional que identifique o que você precisa fazer para conquistar seus objetivos.

Leia também:

Alimentos fitoquímicos atuam na prevenção do câncer

Nutrientes ao máximo: conheça a dieta crua

Conheça os prós e contras da dieta Dukan

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ