Dietas

27/08/2015 07:08 - Atualizado em 25/11/2016 01:54

Conheça 9 alimentos ricos em proteínas

O nutriente é muito importante para a construção e a recuperação dos músculos.

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Redação

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Dietas e cardápios que incluam alimentos ricos em proteínas vêm ganhando cada vez mais destaque, principalmente entre aqueles que querem emagrecer ou ganhar massa muscular. Compostas por moléculas orgânicas de aminoácidos, elas são responsáveis pela construção e pela manutenção do organismo humano.

O consumo desses alimentos varia de acordo com a intensidade de atividades físicas que o indivíduo pratica. No entanto, a recomendação geral é que cada pessoa consuma diariamente um grama de proteína por quilo que pesa. Logo, se ela pesa 65 quilos, deverá consumir 65 gramas do nutriente. Veja como fazer isso de maneira saudável.

alimentos ricos em proteinas e homem fazendo joinha

9 alimentos ricos em proteínas para adicionar ao cardápio

Conheça alguns alimentos que, além de saborosos, podem contribuir para o emagrecimento e o ganho de massa muscular. Lembre-se que eles devem ser aliados a outros nutrientes, garantindo, assim, uma alimentação rica e equilibrada. Além disso, exercícios físicos regulares são fundamentais para a conquista de objetivos positivos.

As quantidades de proteínas abaixo são representadas em uma quantidade de cem gramas de alimento. Confira o infográfico:

Com criatividade, é possível preparar receitas diversas com os alimentos ricos em proteínas. Pequenas porções ao longo do dia garantem maior sensação de saciedade e contribuem para o emagrecimento saudável.

Entenda a importância da proteína no organismo

As proteínas correspondem a cerca de 80% do peso dos músculos, 70% da pele e 90% do sangue seco. Elas são essenciais para a estrutura e as funções celulares, além de serem importantes aliadas na defesa do organismo, pois produzem anticorpos.

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Elas são responsáveis, também, pela produção de enzimas, neurotransmissores e hormônios. Outra função fundamental desses aminoácidos é o auxílio do transporte de substâncias pelo corpo humano. Esse processo garante que todos os órgãos estejam abastecidos corretamente.

Além disso, o nutriente é muito importante na construção e na recuperação dos tecidos e, por isso, os alimentos ricos em proteínas são muito indicados após a prática de atividades físicas, contribuindo para que o corpo se recupere mais rapidamente.

Apesar de seus benefícios, porém, especialistas alertam que dietas restritivas, que apostem exclusivamente nas proteínas, podem trazer prejuízos para a saúde. A restrição dos carboidratos, por exemplo, tendem a diminuir a energia do indivíduo, além de trazer riscos para o sistema nervoso central e para o organismo.

Os alimentos com proteínas são essenciais para manter o corpo em ótimo funcionamento. Porém, é preciso estar consciente que uma alimentação equilibrada requer todos os grupos alimentares, bem como exercícios e muita água. Uma dieta saudável deve conter proteínas, carboidratos e gorduras.

Seguindo esses conselhos, você garante mais disposição para as responsabilidades da sua rotina e mais qualidade de vida. Não esqueça de nos contar o que você achou das dicas e de continuar ligado nas novidades de nutrição do Vivo Mais Saudável.

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