Dietas

29/06/2015 08:31 - Atualizado em 08/12/2016 05:37

Conheça 8 alimentos que queimam gordura e aprenda receitas

Canela, brócolis e peixes podem ser grandes aliados para perder gordurinhas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Na busca pelo corpo definido, as dietas da moda podem prejudicar sua saúde. Será que existem mesmo alimentos que queimam gordura? Na verdade, eles apenas são de fácil digestão e aceleram o metabolismo.

Os alimentos chamados de termogênicos são capazes de aumentar a temperatura corporal, fazendo com que a gordura seja queimada mais rapidamente, mas não de forma total. O chá verde, o gengibre, a pimenta, o café, a canela e o vinagre de maçã são alguns exemplos. Conheça mais

alimentos que queimam gordura

Principais alimentos que queimam gordura

Água gelada

Você já deve saber que a hidratação do corpo é essencial para a saúde do organismo e que é indicado beber dois litros do líquido por dia. Mas tem mais: tomar água gelada pode aumentar o metabolismo para que o corpo gaste energia, pois ele precisará aquecer o conteúdo ingerido.

Chá verde

O chá verde, além de termogênico, é diurético. Duas a quatro xícaras do composto podem ajudar a queimar até 50 calorias por dia. A bebida é rica em catequinas, nutrientes ligados ao aumento do metabolismo e à diminuição das medidas da cintura.

Gengibre

Com o consumo de gengibre, você consegue aumentar seu gasto calórico em até 10%. Esse termogênico pode ser incluído cru, como tempero, ou ser usado em molhos de carnes, peixes e aves. Além disso, você pode utilizá-lo como ingrediente adicional em sucos e chás.

Abacate

O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas, que são gastas de forma rápida e transformadas em energia durante os exercícios físicos, o que auxilia no processo de queima de gorduras. Porém, aprecie com moderação, já que se trata de uma fruta bastante calórica.

alimentos que queimam gordura

Peixes e frutos do mar

Esses alimentos são ricos em ômega 3, um ácido graxo que auxilia a desinflamar as células de gordura, atuando no controle de seu crescimento. Além disso, os peixes e os frutos do mar também aceleram o processo de transformação da glicose em energia, impedindo que ela seja armazenada em forma de gordura.

Pimenta

A pimenta, principalmente a vermelha, é rica em capsaicina, o que favorece a quebra de gorduras no tecido adiposo. Ela pode aumentar o metabolismo em até 20%, com o consumo diário de três gramas.

Brócolis

Considerados um carboidrato fibroso, os brócolis não fornecem muitas calorias e são capazes de causar saciedade. O vegetal também possui fitoquímicos que podem auxiliar na perda de gordura.

Canela

Tem um teor importante de cálcio, aumenta o metabolismo e contribui no emagrecimento. Seu uso é recomendado como condimento para frutas e outros alimentos, assim como no preparo de chás.

alimentos que queimam gordura

Inclua os alimentos que queimam gordura na dieta

Agora que você já conhece alguns alimentos que ajudam a queimar gordura, veja abaixo como incluir os termogênicos em uma dieta saudável.

Café da manhã

- 1 tapioca preparada com chia

- 3 fatias de queijo branco com canela polvilhada

- 2 colheres de sopa de "mix" de castanha-do-pará, castanha de caju, amêndoa e pistache

- 1 xícara de chá verde.

Almoço

- Sardinha ao molho de pimenta.

Ingredientes:

- 4 dentes de alho amassados

- 1 cebola picada

- 1 punhado de pimenta vermelha

- ½ kg de sardinha

- 1 embalagem de molho de tomate

- Vinagre a gosto.

Modo de Preparo:

Misture o alho, a cebola e a pimenta. Cozinhe numa panela de pressão com o molho, a sardinha e um pouco de vinagre.

Lanche da tarde

- Suco de cenoura com água de coco.

Ingredientes:

- 1 cenoura pequena ralada

- 1 maçã média descascada

- 1 pedaço de gengibre

- 2 folhas de hortelã

- 250ml de água de coco gelada.

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma imediatamente.

Jantar

- Salada de couve com gengibre.

Ingredientes:

- 1 pires de couve mineira cortada

- 1 pires de brócolis cortado

- 1 pires de beterraba ralada

- ½ pedaço de gengibre

- 1 pitada de sal

- Vinagre a gosto.

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes e sirva numa travessa.

Tenha atenção com a quantidade de termogênicos ingerida por dia. O exagero no consumo pode provocar insônia e até mesmo pressão alta.

Tem mais alguma receita com alimentos que ajudam a queimar gordura? Conte para nós! E aproveite para conferir as dicas de alimentação do Vivo Mais Saudável.

TAGS
termogênicos
gengibre
abacate
canela

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ