Dietas

21/12/2015 04:00 - Atualizado em 08/12/2016 04:32

Confira sugestões para uma ceia de Natal light e deliciosa

A comilança de fim de ano não precisa ser desculpa para fugir da dieta.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O clássico peru de Natal abre espaço para o frango assado com maçã. A rabanada não é frita em óleo: vai para o forno. Já a farofa é sem farinha e com ingredientes dignos de musa fitness. Montar uma ceia de Natal light é possível! Confira três dicas para ficar de bem com a balança mesmo nas festas de fim de ano.

ceia de natal light frango com maçã

3 pratos para uma ceia de Natal light

1. Frango com maçã

Ingredientes:

- 5 filés de frango

- Suco de 4 limões

- ½ xícara de chá de salsa picada

- 1 colher de sopa de azeite de oliva

- 3 maçãs em lascas

- ½ xícara de uva-passa

- ½ xícara de nozes picadas.

Modo de Preparo:

Tempere os filés de frango com o limão, o azeite de oliva e a salsa picada. Misture bem. Espalhe o frango sobre uma forma untada com azeite. Envolva em papel-alumínio e leve ao forno preaquecido em temperatura alta. Asse por aproximadamente 40 minutos e, sempre que possível, regue com o suco de limão.

Retire o papel-alumínio e acrescente as lascas de maçã, as nozes trituradas e as uvas-passas. Deixe dourar por mais 20 minutos. Quando estiver pronto, retire e sirva quente.

2. Rabanada saudável

Ingredientes:

- 1 pão para rabanada

- 200g de uva-passa sem caroço

- 400ml de leite fresco

- Fava de baunilha

- 2 ovos batidos

- Açúcar mascavo

- Canela em pó.

Modo de Preparo:

Misture o leite e a baunilha e ferva. Adicione as passas e deixe esquentar por mais três minutos. Em seguida, bata no liquidificador. Coe a mistura para remover os pedaços das passas que sobrarem.

Corte o pão em fatias grossas. Passe os dois lados na mistura preparada. Em seguida, molhe nos ovos batidos. Espalhe-o sobre papel-manteiga, em uma assadeira, e leve para assar a 200 graus por 30 minutos. Vire dos dois lados para dourar igualmente. Ao retirar, passe na mistura de açúcar mascavo e canela. Uma ceia de Natal light não estaria completa sem o doce.

[[saiba_mais]]

3. Farofa light

Ingredientes:

- 2 xícaras de amaranto em flocos

- 1 xícara de quinoa em flocos

- ½ cebola picada

- 1 dente de alho picado

- ½ xícara de salsinha picada

- 2 colher de sopa de cebolinha picada

- 1 colher de sobremesa de azeite de oliva

- 1 pitada de pimenta

- 1 colher de café de grão de mostarda.

Modo de Preparo:

Esquente o azeite em uma panela. Doure a cebola, o alho e a salsinha. Misture o amaranto e a quinoa com a pimenta e o grão de mostarda. Junte à panela e deixe dourar. Quando a farofa estiver pronta, desligue o fogo e mexa mais um pouco para finalizar.

ceia de natal light rabanada

Ceia de Natal light até na sobremesa

Esqueça os doces com leite condensado e outros itens pesados. Invista em versões zero açúcar. Elas são as ideais para quem está controlando a alimentação. Além disso, você também pode preparar panetone light e adaptar as receitas com ingredientes liberados na dieta. Use a criatividade e se jogue na ceia de Natal!

Tem outra ideia para deixar a refeição natalina mais light? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
rabanada
farofa de Natal
ceia natalina
ceia saudável

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ