Dietas

08/03/2015 02:44 - Atualizado em 06/12/2016 04:08

Confira quantas calorias se escondem em bolos e tortas

Bolos e tortas são deliciosos, mas uma única fatia pode ter tantas calorias quanto dez maçãs.

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Redação

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Trocar as comidas tentadoras por opções mais saudáveis pode fazer a diferença na hora da dieta. Os bolos e tortas, que parecem inofensivos se consumidos em pequenas quantidades, estão na lista dos alimentos com alto valor calórico. Consumi-los pode ser um obstáculo na busca por um cardápio balanceado.

Não caia na armadilha: ingerir apenas uma fatia dessas gostosuras não significa que o consumo de calorias será baixo. A comparação com o valor energético de frutas, por exemplo, é assustadora. Confira.

bolos e tortas

Troque bolos e tortas por frutas

Uma fatia média de bolo de fubá, que tem aproximadamente 193kcal, não parece tão prejudicial para a dieta. Mas que tal trocar o lanche por algo mais saudável? Em vez dessa pequena porção, poderiam ser consumidas seis fatias de melão pelo mesmo valor calórico.

Outros bolos e tortas preparados em casa também podem ser armadilhas. Consumir uma fatia média de bolo de cenoura com cobertura de chocolate é o mesmo que comer oito laranjas e três morangos grandes, bem mais do que o suficiente para um lanche saudável. Grande diferença, não é mesmo?

A discrepância entre as quantidades, se compararmos as frutas com as tortas de aniversário, também é gritante. Uma porção de torta de bombom equivale a seis pêssegos e meio, enquanto que uma porção de bolo de morango com chantili tem as mesmas calorias de dez maçãs.

Na hora do lanche, pense bem se vale a pena consumir uma fatia de torta de maçã, por exemplo. Ao invés disso, uma opção saudável seria composta por duas bananas e um copo de água de coco, tudo com a ingestão do mesmo número de calorias.

bolos e tortas

Evite o consumo excessivo de bolos e tortas

Além de gerar os indesejados quilinhos a mais, o consumo excessivo de alimentos como bolos e tortas pode ocasionar malefícios à saúde.

Por terem muito açúcar na composição, grandes quantidades de bolos e tortas podem levar a doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares.

Outro fato é que o consumo excessivo de açúcar branco diminui a capacidade de quebra das moléculas de alimentos, a absorção dos nutrientes e os mecanismos de imunidade do organismo. Além disso, ele pode provocar vícios.

Portanto, é necessário ter uma alimentação equilibrada e substituir os bolos e tortas, além de outros doces, por lanches nutritivos. Isso não quer dizer que eles devam ser abolidos da dieta, apenas que o consumo deve ser controlado.

Para ter uma dieta balanceada, o consumo diário de calorias deve ser calculado de acordo com cada pessoa. O valor deve estar de acordo com as necessidades energéticas em função do sexo, da altura e da prática de atividades físicas.

Um homem com 1,80m de altura, por exemplo, pode consumir entre 2.350kcal  a 3.500kcal, dependendo do nível de exercício físico praticado. Uma mulher de 1,60m pode incluir de 1.650kcal a 2.500kcal calorias por dia, também levando em conta a atividade física. Consultar um nutricionista é ideal para manter uma dieta equilibrada.

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