Dietas

28/11/2014 05:19 - Atualizado em 05/12/2016 02:41

Confira os principais cuidados com a alimentação na gravidez

Alimentação na gravidez deve priorizar refeições que contenham ácido fólico.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ferro, ácido fólico, cálcio e as mais diversas vitaminas são importantes para o desenvolvimento e formação de um feto. Fornecendo saúde para a mãe e para o filho, alimentos ricos nessas substâncias devem ser consumidos diariamente. Saiba mais sobre a alimentação na gravidez e saiba o que não pode faltar no seu cardápio durante esses nove meses especiais.

alimentacao-na-gravidez

Saiba mais sobre a alimentação na gravidez

Ao contrário do que muitos pensam, a grávida não necessita comer por dois. Ela apenas precisa comer alimentos saudáveis e que garantam bem-estar. Então, esqueça aquela história de “grávidas podem comer tudo”. Você deve priorizar alimentos vitaminados e que sejam importantes para a saúde de você e de seu filho.

Durante o primeiro trimestre, a alimentação na gravidez deve englobar os alimentos com grandes quantidades de ácido fólico. Existem suplementos alimentares para suprir a carência dessa substância. O consumo garante que o seu filho tenha uma boa formação do tubo neural. Durante esse período, consuma também alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3, como salmão e linhaça.

A alimentação na gravidez deve priorizar carboidratos com baixo índice glicêmico. Eles são encontrados em pães, massas, cereais e biscoitos integrais. Esses alimentos não aumentam a glicose no sangue, garantindo que você fique em boa forma até durante esse período. Deixe de lado arroz branco e farinhas brancas.

Nutrientes importantes da alimentação na gravidez

Priorizar alimentos saudáveis, como frutas e verduras, é a chave do sucesso para uma gravidez cheia de saúde. Fuja de doces e comidas gordurosas, pois elas farão que você se sinta estufada e enjoada. A alimentação na gravidez não é mistério e sim uma questão de determinação e muita força de vontade - ainda mais se você é apaixonada pelas comidas mais calóricas.

- Ferro: carnes, fígado, ovos, feijão e verduras.

- Ácido Fólico: vegetais verde escuros como espinafre, couve, brócolis, cereais e frutas cítricas.

Vitamina C: kiwi, laranja, morango, melão, melancia, mamão, abacaxi e hortaliças como brócolis, pimentões, tomate, couve-flor.

- B6: trigo, milho, fígado, frango, peixe, leite e derivados e leveduras.

- Magnésio: nozes, soja, cacau, frutos do mar, cereais integrais, feijões e ervilhas.

- Cálcio: leites e derivados, bebidas de soja, tofu, gema de ovo e cereais integrais.

Vitamina D: leite enriquecido, manteiga, ovos e fígado.

Carboidratos: arroz, pães, macarrão e cereais.

- Proteínas: carnes, feijão, leite e derivados.

- Lipídeos: carnes, leite e derivados, abacate, azeite e salmão.

- Vitamina A: leite e derivados, gema de ovo, fígado, laranja, mamão, couve e vegetais amarelos.

- Vitamina B3: verduras, legumes, gema de ovo, carne magra, leite e derivados.

- Vitamina B1: carnes, cereais integrais, frutas, ovos, legumes e leveduras.

Dica importante

Quando você descobrir a sua gravidez, vá até uma nutricionista. Ela irá avaliar como deve ficar a sua alimentação na gravidez, escolhendo os produtos que você prefere e que devem ser consumidos. Caso necessário, suplementos alimentares serão recomendados.

Gosta das nossas dicas de alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
gravidez
nutrição
alimentação saudável
grávidas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ