Dietas

13/04/2015 08:31 - Atualizado em 03/12/2016 08:42

Compare as calorias das frutas do outono

As opções são ricas em vitaminas e minerais, mas devem ser consumidas com atenção às calorias.

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Redação

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O outono é a estação das frutas, devido à grande variedade de safras. Com isso, as opções se tornam mais abundantes, frescas e acessíveis, sem falar que o preço também fica mais em conta. Além desses incentivos para o consumo das frutas do outono, vale destacar ainda que esses alimentos são ricos em vitaminas e nutrientes essenciais para o organismo.

Porém, cuidado: algumas opções são bastante calóricas e devem ser consumidas com moderação. Compare o valor energético das frutas e saiba um pouco mais sobre os benefícios que elas trazem para sua saúde.

frutas do outono

Importância de consumir frutas do outono

As frutas do outono trazem muitos benefícios para a saúde e contribuem para o bom funcionamento das funções do corpo, além de evitar e controlar doenças. Em geral, é indicado que um adulto saudável consuma de três a cinco frutas por dia, servindo como opção de lanche ou ainda substituindo sobremesas com muito açúcar e muitas calorias.

Porém, por mais que as frutas sejam saudáveis e benéficas para o organismo, elas também devem ser consumidas com moderação. Por isso, é importante saber o teor calórico dos alimentos e qual a melhor forma de incluí-los na dieta.

Benefícios e calorias das principais frutas do outono

Laranja

Rica em vitamina C, cálcio, fósforo, ferro e antioxidantes, a laranja fortalece o sistema imunológico e ajuda a reduzir o colesterol e as inflamações, além de bloquear as células cancerosas. Também possui fibras, que auxiliam o funcionamento do intestino e proporcionam mais energia.

Cada 100g contêm 47kcal, sendo uma das frutas do outono com menor valor calórico. O consumo da laranja é indicado in natura ou como suco.

Maçã

A maçã é fonte de vitaminas B1 e B2, niacina e minerais como ferro e fósforo. Também contém pectina, ácido málico e quercetina. Esses nutrientes ajudam a eliminar o colesterol do organismo, auxiliam o corpo a gastar energia de forma eficiente, diminuem o risco de problemas cardiovasculares e estimulam o fígado e os rins.

Um pedaço de 100g da fruta possui 52kcal. É uma ótima opção de lanche, pois ajuda a inibir o apetite e evitar a fome fora de hora.

Goiaba

Rica em vitaminas A, B1 e C, cálcio, fósforo, ferro e fibras insolúveis, a goiaba também é uma das frutas do outono e não contém muito açúcar, gordura ou calorias. Combate infecções e hemorragias, fortalece os ossos, os dentes e o músculo cardíaco, melhora a cicatrização e o aspecto da pele, previne o envelhecimento precoce e regula os sistemas digestivo e nervoso.

100g da fruta oferecem 68kcal, sendo também uma ótima opção para sucos.

Banana

A banana é fonte de potássio, indicado para a contração dos músculos e a prevenção de cãibras. Também ajuda na proteção contra doenças cardíacas, pois mantém o equilíbrio de líquidos e evita o acúmulo de placas nas artérias. As fibras auxiliam a digestão. É indicada, ainda, em casos de azia e úlcera, por ser antiácida.

Cada 100g da fruta possuem cerca de 89kcal. É sugerida a ingestão de uma banana por dia, antes da prática de exercícios, por exemplo.

Abacate

Essa fruta é rica em gorduras monoinsaturadas e fibras, garantindo o bom funcionamento do intestino, o controle do colesterol, a melhora do sistema circulatório e do aspecto da pele. Também possui ácido fólico e potássio, que ajudam a melhorar casos de fadiga, depressão, problemas cardíacos e derrames.

Essa é uma das frutas do outono mais calóricas, pois 100g da fruta contêm 160kcal. O consumo deve ser moderado.

frutas do outono

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