Dietas

13/12/2015 10:05 - Atualizado em 24/11/2016 08:02

Como se alimentar bem e com prazer durante a dieta

Controlar ou perder peso não precisa ser uma tarefa cheia de sacrifícios e restrições.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quando se fala em dieta, muitas pessoas já pensam em sacrifício, restrições e deixar de comer as delícias favoritas. Mas não precisa ser assim. O regime pode se tornar, até mesmo, prazeroso. Sabendo como se alimentar bem, é possível emagrecer com saúde e sem tortura.

Basta controlar as quantidades, fazer refeições variadas e equilibradas, optar por alimentos mais naturais, substituir os não tão saudáveis e manter o corpo sempre bem hidratado. Parece difícil? Veja como isso é possível.

mulher que sabe como se alimentar bem faz seu almoço

Como se alimentar bem e emagrecer

Alimentar-se bem significa incluir no cardápio comidas saudáveis e que contribuam para a longevidade e a proteção do organismo, além de evitar opções industrializadas e ricas em substâncias prejudiciais ao corpo. Esses fatores são essenciais não só para perder peso com saúde, mas também para conquistar mais qualidade de vida.

Para emagrecer sem prejudicar o funcionamento do organismo, as dicas básicas são adotar um cardápio balanceado, hipocalórico, e praticar atividades físicas regularmente. A não ser que a pessoa precise fazer uma dieta restritiva, caso seja paciente de diabetes ou doença celíaca, a alimentação deve conter todos os tipos de alimentos.

Para se alimentar bem, a pessoa precisa consumir diariamente refeições coloridas, ou seja, que tenham fontes de fibras, minerais, vitaminas e proteínas. Também, deve passar longe de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares, que não só causam o aumento do peso, mas também contribuem para doenças como infarto, derrame, hipertensão, diabetes e até câncer.

Saiba Mais
Molho de tomate natural não pode faltar na sua cozinha
Saiba como dormir melhor com 5 dicas fáceis
Dietas da moda: Saiba o perigo de seguir essas tendências

Dicas para se alimentar bem

1. Coma a cada três horas

Uma das principais dicas para se alimentar bem é não passar longos períodos em jejum. Independentemente do tipo de dieta, é importante comer a cada três horas, fazendo pequenos lanches entre as refeições principais.

Ao restringir energia, o metabolismo tende a ficar mais lento, poupando energia e acumulando gordura. Além disso, a pessoa chegará à próxima refeição com muita fome, consumindo alimentos mais calóricos para compensar.

2. Opte por alimentos naturais

Tente seguir uma alimentação o mais natural possível, fugindo de produtos industrializados. Prefira molhos caseiros, lanches leves e sucos de frutas naturais, pois os alimentos industrializados contêm substâncias como corantes e conservantes, além de altas quantidades de sódio e açúcar.

3. Reserve um tempo para as refeições

Na hora de comer, procure lugares tranquilos e faça a refeição sem pressa. Alimentar-se bem também quer dizer ter refeições prazerosas e sem pensar em compromissos, com tempo para saborear e mastigar muito bem os alimentos, o que também fará com que você se sinta saciado mesmo ingerindo menores quantidades de comida.

4. Substitua a farinha e o sal

Outra dica para deixar as refeições mais leves e saudáveis é evitar produtos com farinha refinada, como massas, bolos e biscoitos, substituindo-a nas preparações pelas farinhas de arroz ou amêndoas, por exemplo. Também vale deixar o sal de lado e utilizar ervas aromáticas para temperar a comida, como salsa, cebolinha, manjericão, alecrim, louro, orégano, sálvia, açafrão e coentro.

5. Mantenha o corpo hidratado

Para completar as dicas de uma alimentação saudável e equilibrada, beber pelo menos dois litros de água por dia não pode ficar de fora. A água ajuda na hidratação de todo o organismo, sendo essencial para que ele funcione corretamente. Ela serve como meio de transporte de algumas vitaminas hidrossolúveis como as vitaminas B1, B2, B6, B12 e C.

Viu como se alimentar bem não é um sacrifício? Conte para nós o que você achou do artigo! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
emagrecer
pirâmide alimentar
cardápio saudável
comer bem

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ