Dietas

18/11/2016 01:45 - Atualizado em 17/01/2017 08:42

Como manter uma dieta alimentar durante as festas de fim de ano

Nutricionista dá orientações para não fugir da rotina nesta época

POR

Redação

  • +A
  • -A

O final do ano é marcado por uma série de confraternizações, seja entre amigos, família ou colegas de trabalho. E cada uma dessas celebrações costuma ser marcada por uma fartura de bebidas e comidas. Diante disso, sempre fica aquele inevitável sentimento de culpa por ter exagerado e saído da rotina. Mas será que é possível manter uma dieta alimentar durante as festas de fim de ano?

Como manter uma dieta alimentar no final do ano?

Segundo a nutricionista Patrícia Hansen, essa é uma época atípica, quando é comum que as pessoas deixem de lado suas rotinas alimentares. E para que não haja um exagero em relação à alimentação, a principal questão é saber achar um equilíbrio entre aproveitar esses momentos. “É preciso ter em mente que a pessoa só sabe a hora de parar quando não vive uma restrição muito grande. Pois, uma rotina muito restritiva, acaba levando à compulsão”, explica. Para a especialista, é preciso ter bom senso, sabendo que o natal vai passar e depois todos voltam para as suas vidas normais. 

A nutricionista alerta que é importante manter, durante todo o ano, uma rotina alimentar em que não se faça tanto sacrifício: “Tem que tomar muito cuidado, pois quando se pensa em emagrecimento com qualidade, tem que considerar coisas sustentáveis, em relação ao comportamento alimentar. E a pessoa tem que ter em mente que isso é algo muito particular”.

Isso quer dizer que não adianta procurar dicas em revistas ou copiar dietas de pessoas próximas. “Tudo tem que ser calculado, para que o nutricionista crie um plano alimentar específico para os seus objetivos, sem cortar nenhum macro nutriente. É essencial que a pessoa consiga sustentar essa dieta durante todo o ano. Só assim ela vai conseguir alcançar o que deseja, de forma prazerosa”, recomenda Patrícia Hansen.

Assista à entrevista que o Vivo Mais Saudável fez com a nutricionista e confira as dicas para não exagerar na alimentação durante as festas de final de ano:

Como puderam conferir, a dica principal é focar em uma alimentação saudável e beber muita água (especialmente se exagerar no consumo de álcool, algo tão comum nesta época). No mais, aproveite bem todas essas celebrações sem culpa!

Gostou das dicas para manter uma dieta alimentar saudável no fim do ano? Não deixe de acompanhar nossas matérias sobre alimentação! E curta ainda nosso canal no Youtube! Toda semana, publicamos um vídeo especial sobre beleza, nutrição e atividades físicas!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ

Veja Também