Dietas

14/10/2015 11:42 - Atualizado em 07/12/2016 09:27

Como fazer uma dieta para ganhar massa muscular

Além de consumir os alimentos certos, outros fatores também contribuem para o ganho de massa.

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Redação

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Para que uma dieta para ganhar massa muscular funcione, é preciso combinar uma série de fatores. Não adianta fazer um treino específico na academia, por exemplo, se a alimentação não for equilibrada e com os ingredientes certos. Por outro lado, também a dieta sozinha, sem a prática de exercícios, não trará bons resultados.

O ideal é adotar uma mudança completa, tanto na alimentação quanto nas atividades físicas. Para isso, é sempre indicado procurar profissionais que possam montar um programa adequado a suas características e seus objetivos.

homem comendo dieta para ganhar massa muscular

Como é a dieta para ganhar massa muscular

Para ganhar músculos e, ao mesmo tempo, perder gordura, é preciso consumir uma grande variedade de proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis. Segundo a nutricionista Cristina Pinheiro, “a proteína ajuda a construir e manter o músculo, mas também atua na perda de gordura, pois possui um maior efeito térmico que os carboidratos e as gorduras”.

A nutricionista ainda explica que, para aumentar o peso corporal e ganhar massa, devem-se comer mais calorias que o corpo queima. “Porém, as pessoas precisam ter cuidado, pois comer mais não quer dizer comer de tudo, mas sim os alimentos certos, para não acabar ganhando gordura em vez de músculos”, alerta.

A proteína é o principal elemento de uma dieta para ganhar massa muscular. Composto de aminoácidos, esse nutriente é fundamental para suprir a necessidade do corpo quando realiza exercícios intensos. Os aminoácidos são responsáveis por reparar os músculos e permitir o seu crescimento.

Quando se fala de alimentos ricos em proteínas, a clara do ovo é um dos principais, pois possui o nutriente de forma completa e de fácil absorção pelo organismo. Cada ovo contém cerca de seis gramas de proteínas. Além disso, a gema oferece outros nutrientes, como vitaminas A, D e E, e o bom colesterol, ajudando ainda a aumentar os níveis de testosterona do corpo.

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Outro queridinho da dieta para ganhar massa muscular é o peito de frango, extremamente rico em proteínas e com pouca gordura. O alimento contém 23 gramas de proteína em cada porção de 100 gramas. Outros alimentos fontes de proteína são soja, salmão, carne vermelha, peito de peru, atum, queijo cottage, iogurte, tilápia, camarão, tofu, feijão, quinoa e brócolis.

Já para compor a parte dos carboidratos na dieta, é indicado consumir alimentos como batata-doce, aveia, creme de trigo, creme de arroz, feijão, pães e massas integrais, além de todo tipo de cereais.

Os alimentos que mais contêm gorduras saudáveis e também devem fazer parte da dieta para ganhar massa muscular são azeite de oliva, óleo de girassol, nozes e abacate.

prato da dieta para ganhar massa muscular

Como complementar a dieta

Além da alimentação, a prática regular de exercícios físicos é fundamental para construir massa magra. A musculação é a atividade principal, pois fortalece a musculatura e proporciona o ganho de densidade dos músculos, aumentando o volume e o tamanho.

Além disso, outro componente que ajuda na dieta é a suplementação. Os suplementos alimentares possuem uma grande quantidade de proteína, de forma mais concentrada que nos alimentos, facilitando a absorção do nutriente pelo organismo.

Vale lembrar que tudo deve ser feito de forma equilibrada e indicada por profissionais especializados, tanto na alimentação quanto na prática de exercícios e no consumo de suplementos. Com isso, é possível conquistar resultados mais rápidos e seguros para a saúde.

Que achou das dicas para ganhar massa muscular? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras novidades de saúde e alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

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