Dietas

31/03/2015 12:57 - Atualizado em 18/10/2016 09:12

Como emagrecer com saúde? Confira 7 dicas

Reeducação alimentar e exercícios físicos garantem o emagrecimento satisfatório.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Uma das maiores dúvidas de quem deseja perder peso é saber como emagrecer com saúde. Porém, é importante saber que o processo de emagrecimento não é imediato.

Segundo a nutricionista funcional Marcela Reis, é preciso ter paciência e dedicação. “O principal é pensar em perda de peso em longo prazo. É emagrecer com uma reeducação alimentar, ou seja, um plano alimentar elaborado por um profissional, que esteja em equilíbrio com o seu metabolismo”, destaca.

Confira a seguir dicas de como emagrecer com saúde e saiba o que evitar.

como emagrecer com saude

Dicas de como emagrecer com saúde

Reeducação alimentar

Todos os nutrientes têm que estar presentes. O ideal é que a pessoa seja acompanhada por um profissional e que ele indique as quantidades necessárias em uma rotina saudável.

Escapadinha

Marcela acredita que a "escapadinha" é importante. “Eu costumo dizer aos meus clientes que eles têm, durante sete dias, duas refeições livres. Dessa forma, a pessoa não exclui totalmente o que gosta e não precisa abrir mão de uma vida social. Isso é muito importante no quesito psicológico do emagrecimento”, diz a nutricionista.

Exercício

Atividades físicas são importantes aliadas da dieta. Com ela, o organismo se fortalece e adquire funcionalidade para o emagrecimento.

O que não fazer

Consumir bebidas alcoólicas

Um grama de álcool equivale a sete calorias. “Durante a ingestão de bebida, o corpo encerra a queima de caloria e acaba queimando só o álcool. Ele impede de eliminar a gordura e aumenta os níveis de cortisol no organismo, o que dá mais fome. Também causa hipoglicemia e, um dia após o consumo, o organismo pede mais carboidrato e açúcar”, alerta Marcela.

Tratar o emagrecimento como momentâneo

Para a nutricionista, esse é o grande erro. “O processo tem que ser considerado como um cuidado com a sua saúde, não só com a estética. O equilíbrio é a chave do sucesso”, aconselha.

Fazer dieta restritiva

como emagrecer com saúde inclui uma reeducação alimentar, a pessoa deve entender que é possível perder peso comendo o que se gosta, sem passar fome.

“Devemos levar em consideração que muitas vezes não alimentamos só as nossas necessidades fisiológicas, mas também alimentamos as necessidades emocionais. A comida é um prazer imediato. Muitas pessoas a usam como compensação e acabam tendo dificuldade de desvincular o fator emocional do alimento”, avalia Marcela.

Causar o efeito sanfona

Dietas muito radicais fazem que com que as pessoas emagreçam rapidamente e logo em seguida ganhem todo o peso perdido.

Segundo Marcela, quando cortamos alimentos, passamos fome e emagrecemos. Ao emagrecer rápido, perde-se massa magra. “Isso faz com que o metabolismo fique lento. Quando a pessoa não conseguir seguir mais essa dieta radical, qualquer alimento que ingerir vai favorecer o ganho de peso. Restrição demais gera compulsão."

O efeito sanfona bagunça os hormônios e torna o processo de emagrecimento mais difícil. Por isso, é necessário abandonar as dietas radicais e adotar hábitos saudáveis.

Como você faz para emagrecer com saúde? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
emagrecer
saúde
nutrição
dieta saudável

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ