Dietas

28/06/2014 09:00 - Atualizado em 19/01/2017 10:07

Chá mate emagrece e combate colesterol. Veja como incluir no cardápio

Chá mate emagrece e tem diversos outros benefícios à saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os gaúchos, uruguaios, argentinos e paraguaios já têm enraizada a cultura de tomar o chimarrão, bebida típica com água quente à base da erva-mate. Agora a Ilex paraguariensis, nome científico da erva, está alcançando novos públicos, mas dessa vez em formato de chá. Isso porque o chá mate emagrece e, por esse motivo, tem sido a base de dietas que lhe permitem perder bastante peso de forma rápida.

Chá mate emagrece mesmo?

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Foi comprovado que o chá mate emagrece a partir de uma pesquisa realizada com dois grupos de ratos. Um deles recebeu uma dieta rica em gorduras – semelhantes às encontradas em biscoitos e bolachas – e o outro foi alimentado apenas com erva mate. O resultado é que o segundo grupo não apenas perdeu peso, como também apresentou diminuição de gordura no fígado – devido, principalmente, à cafeína e sua ação lipolítica, de facilitar a queima da gordura em excesso no organismo.

Chá mate emagrece e diminui colesterol

A cafeína presente na erva mate acelera o metabolismo, favorecendo uma queima maior de calorias. Além disso, o chá mate é rico em nutrientes essenciais para saúde, favorecendo as funções do fígado e o sistema digestivo. Ela contém sais minerais como cálcio, ferro, sódio, potássio, manganês, fosfato e vitaminas A, B1, B2, C e E, entre outras. O chá mate ainda combate o envelhecimento precoce, pelo seu potencial de combater os radicais livres, e diminui as taxas de colesterol e glicose no organismo.

Outro fator que nos permite afirmar que o chá mate emagrece é que ele dá uma sensação de saciedade, atrasando o esvaziamento gástrico. Assim, nossa fome é adiada e consumimos menos alimentos. Como se isso tudo já não fosse suficiente, o chá mate protege o coração, afasta o risco de tumores e, segundo alguns indícios, aumenta o volume de massa magra (músculos).

Só não exagere. Chá mate emagrece, mas o consumo em excesso pode causar irritação da mucosa na boca, taquicardia, diarreia e aumento da pressão arterial. Não se recomenda que pessoas que sofrem de problemas estomacais como gastrite e úlcera tomem muito chá mate. Quem tem dificuldade para dormir também não pode abusar, devido à cafeína presente na erva mate. Por esse motivo, convém a todo mundo não tomar chá mate depois das 17h, caso queira ter um sono tranquilo.

Prepare o chá mate

O recomendado para usufruir de todos esses benefícios é tomar um litro de chá mate por dia. Você pode prepará-lo ou então comprar o produto pronto, à venda nos mercados. A diferença é que esses, industrializados, são adoçados com sacarose ou adoçantes, além de ter conservantes químicos. Assim todos aqueles benefícios à sua saúde já não valem mais tanto a pena.

Veja como preparar o seu chá mate:

1) Esquente bem 1 litro de água

2) Despeje a água quente sobre 110 g da erva

3) Deixe em infusão por cerca de 15 minutos e coe. Não adicione açúcar

Tome o chá quente ou frio, desde que em até 24 horas. Depois desse tempo, ele perde as propriedades medicinais. Priorize o consumo no café e no lanche da manhã, uma hora depois do almoço e no lanche da tarde. Sempre um copo grande e cheio. Procure não ingerir junto com a comida, mas logo após essas refeições.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário! 

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ