Dietas

05/03/2015 02:33 - Atualizado em 02/01/2017 10:47

Casos de obesidade no Brasil aumentam: Conheça os perigos

Obesidade no Brasil é problema que precisa ser combatido em adultos e crianças.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Pesquisas recentes do Instituto de Métricas e Avaliações de Saúde (IHME), de Washington, nos Estados Unidos, chegaram a dados alarmantes sobre a obesidade no Brasil. Nosso país conta com mais de 74 milhões de pessoas obesas ou com excesso de peso. No ranking mundial, estamos na quinta colocação, atrás de americanos, chineses, indianos e russos.

Mais de 600 milhões de habitantes do planeta são obesos. Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontaram que, entre 1980 e 2014, as taxas de obesidade mais que dobraram e hoje somam 13% da população adulta.

obesidade no brasil

Preocupante também é a situação das crianças que, de acordo com informações de 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estão cada vez mais obesas.

Segundo a apuração, 35,5% da população infantil sofria com o excesso de peso corporal. Relacionada com o diabetes, as doenças cardiovasculares, a depressão, o estresse e diversos tipos de câncer, a obesidade no Brasil vem se tornando mortal e preocupante.

Documentário sobre obesidade no Brasil propõe reflexão

Dirigido por Estela Renner e produzido por Maria Farinha, o documentário Muito Além do Peso é uma produção de 2012 que trata da obesidade no Brasil, principalmente relacionada às crianças.

Promovendo um debate sobre a qualidade da comida que os pequenos ingerem e os efeitos que a publicidade e a comunicação de mercado provocam na alimentação, o filme tenta mobilizar e sensibilizar a sociedade para essa “pandemia” que está matando muitas pessoas no mundo.

Nos Estados Unidos, diabetes, cânceres, doenças cardíacas e derrames estão entre as principais causas de morte. Todas elas são condições proporcionadas pela obesidade. A culpa, no entanto, não é fácil de identificar. Sociedade, governo, indústria e publicidade ajudam a promover uma alimentação errada.

A obesidade no Brasil já atinge uma em cada três crianças que estão com sobrepeso. Obesas, elas somam 15% da população infantil. Você pode assistir ao documentário online

Combata a obesidade no Brasil

Sem praticar algum exercício, será difícil combater a obesidade. As atividades regulares, feitas diariamente, podem eliminar a gordura em excesso. Se forem aeróbicas, ainda melhor. Uma caminhada de 30 minutos, por exemplo, é uma forma de começar a criar hábitos saudáveis e queimar calorias do corpo.

Nutricionistas e endocrinologistas recomendam a inserção gradual dos esportes. Como eles exigem mais esforço, as pessoas que sofrem com obesidade correm riscos maiores de se machucar ou lesionar algum membro. A prática desportiva deve ser realizada com moderação e sempre com orientação de profissionais.

Mesmo com os exercícios, a dieta ainda é a principal forma de combate à obesidade no Brasil e no mundo. Cuidar da alimentação é essencial para perder peso e ganhar hábitos saudáveis. Alimentos ricos em fibras e vitaminas são os primeiros a ser colocados em um cardápio para reverter o sobrepeso.

Aumentar o consumo de frutas e verduras dá mais saciedade e engorda pouco, já que o açúcar desses alimentos é natural e mais saudável que o de produtos industrializados. Ingerir vitaminas, mesmo que em forma de suco, também auxiliam na tarefa de erradicar um problema que vem aumentando no mundo todo.

Gostou das dicas para ter uma vida melhor? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
emagrecer
sobrepeso
obesidade
Brasil

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ