Dietas

07/03/2015 04:21 - Atualizado em 17/11/2016 05:08

Cardápio vitaminado combate a falta de energia

Falta de energia pode comprometer o funcionamento correto do seu organismo.

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Redação

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A disposição é fundamental para manter o ritmo e nosso corpo funcionando. Quando estamos com falta de energia, provavelmente não nos alimentamos corretamente e o organismo fica com a sensação de cansaço. Para mudar isso, é preciso inserir alimentos energéticos no dia a dia.

A pessoa obtém energia por meio dos nutrientes presentes naquilo que comemos, como a glicose, os carboidratos e as proteínas. Não existem moléculas de energia, pois energia é a capacidade que o corpo tem de realizar trabalho, fazer esforço e se locomover.

falta de energia

Porém, não é suficiente apenas engolir, mastigar e digerir. O alimento precisa ser dividido em moléculas pequenas que são absorvidas pelas células. A principal delas é a glicose, que proporciona a maior carga energética.

O corpo humano consegue transformar em trabalho 30% da energia consumida. Espalhando-se pelo organismo, ela afeta também os batimentos cardíacos e as sinapses cerebrais.

No entanto, não ache que comer demais irá suprir a falta de energia. Uma pessoa deve consumir, aproximadamente, 30kcal por quilo do seu peso atual. Ou seja, abastecer-se tem limite.

Falta de energia X Saúde

Alguns alimentos podem acabar com a falta de energia no seu cotidiano. Conheça cinco opções e insira-os no seu cardápio.

Grão-de-bico

Quatro colheres de grão-de-bico, substituindo o feijão da semana, podem dar muito gás à sua rotina. Nesse grão, existem altas doses de tripofano, utilizado pelo corpo na produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

Broto de alfafa

Repleto de enzimas que auxiliam na absorção de nutrientes pelo organismo, o broto de alfafa possui também vitamina C, fósforo e cálcio. É um poderoso aliado no combate à falta de energia, promovendo melhor funcionamento do corpo e da mente.

Algas marinhas

As algas do mar são compostas por iodo, que estimula a glândula tireoide. Elas possibilitam um trabalho orgânico ativo e reduzem o sono, o cansaço e a falta de memória. Duas ou três folhas da alga nori fazem toda a diferença na rotina. Você pode misturar aos sucos.

Açaí

Proteínas, vitaminas, carboidratos, fibras, antioxidantes e minerais fazem parte da composição do açaí, um dos alimentos mais energéticos que existem. Ele reduz o cansaço e aumenta a disposição. Sucos ou tigelas com uma porção pequena são as formas de consumo mais recomendáveis, pois a fruta é altamente calórica.

Soja

A soja possui um aminoácido chamado leucina, que constrói novas moléculas de proteína e funciona como fonte de energia. Ingerir três colheres de sopa do grão cozido, ou consumir bebidas à base de soja, já funciona para eliminar a indisposição.

Alimentos para suprir a falta de energia

É bem fácil introduzir no seu cardápio os alimentos para acabar com a falta de energia. O açaí, por exemplo, pode ser consumido como lanche da tarde ou ceia.

Já a soja e o broto de alfafa são ideais para turbinar o almoço. As algas marinhas e o grão-de-bico podem ser inseridos nos pratos do café da manhã ou do almoço, de acordo com sua preferência. Mas, não esqueça de que eles devem ser consumidos moderadamente. Os alimentos energéticos costumam ser também carregados de calorias.

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