Dietas

15/05/2015 08:21 - Atualizado em 28/11/2016 09:34

Calcular calorias não garante o sucesso na dieta

Especialista afirma que apostar na reeducação alimentar traz resultados permanentes e saudáveis.

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Redação

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Você é do tipo que anota tudo o que come durante a dieta? Fique sabendo que calcular calorias pode ser benéfico para manter o peso em dia, porém não é tudo. Mesmo ingerindo apenas a quantidade desejada, é preciso ficar de olho se você não está deixando nenhum nutriente importante de fora do cardápio.

Carmem Kieling Franco, nutricionista e presidente do Conselho Regional de Nutricionistas 2ª Região, do Rio Grande do Sul, conversou com o Vivo Mais Saudável e tirou algumas dúvidas na hora de calcular calorias sem abrir mão da saúde.

calcular calorias

Calcular calorias é eficaz?

A profissional comenta que o excesso de peso é decorrente do consumo calórico superior ao gasto, portanto calcular as calorias ingeridas se torna importante. "A forma de compreender esse controle está no entendimento das melhores escolhas alimentares, porém o sucesso é dependente da adesão do paciente", esclarece.

Segundo Carmem, a quantidade calórica ideal para cada pessoa é determinada a partir de cálculos específicos que levam em conta sexo, idade, altura, peso, atividade, história clínica, entre outros fatores.

Por isso, apegar-se apenas a tabelas gerais nem sempre podem trazer o resultado que você espera. Cada organismo age de uma forma. Se você leva uma vida saudável, com prática constante de atividades físicas, terá um gasto calórico diferente daquela pessoa que passa o dia sentada e não se movimenta com regularidade.

O segredo para uma vida saudável

A nutricionista afirma que, para um organismo saudável, é fundamental que a alimentação conte com todos os grupos alimentares, de forma variada. "Uma boa dica além de calcular calorias é diminuir o uso de produtos ultraprocessados e priorizar os in natura", aponta Carmem.

Apesar da rotina agitada do dia a dia, procure não se deixar levar pela praticidade dos congelados e enlatados. Uma refeição com alimentos frescos não só deixará seu organismo mais saudável, como auxiliará na perda daqueles quilinhos extras.

Além disso, comidas naturais, ricas em fibras e em outros nutrientes, têm o poder de acelerar o metabolismo. Ou seja, quando você se exercitar, a perda dessa gordura será mais rápida.

Desenvolva hábitos saudáveis

Especialistas são unânimes: para você ficar de bem com a balança, sua melhor opção é apostar na reeducação alimentar, além da prática de exercícios. Não basta apenas calcular calorias. A mudança de hábitos é fundamental para resultados permanentes, além de refletir não só no peso, mas na saúde e até mesmo na sua beleza.

Apostar em uma dieta restritiva e economizar calorias apenas para continuar comendo aquilo que você gosta provavelmente causará uma falta de nutrientes importantes para se manter saudável. Isso pode acarretar uma série de consequências, como anemia, indisposição e mau humor.

Diminuir as quantidades pode ser uma opção, mas nada de passar fome. Substitua aquela batata frita por um alimento menos calórico, que ofereça saciedade e nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo humano.

Não vá atrás de modismos e promessas de emagrecimento rápido e fácil. Calcular calorias pode ser uma atitude benéfica, mas não esqueça que, nessa contagem, deve haver vitaminas e nutrientes suficientes para manter a sua saúde em dia.

Gostou das dicas para sua dieta? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

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