Sociedade Vegetariana Brasileira

ESPECIALIDADE

Vegetarianismo

ONDE ATENDE

Rua Anita Garibaldi, 29, cj 1102 - Sé - São Paulo

Sociedade Vegetariana Brasileira

Apresentação

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) atua desde 2003 promovendo o vegetarianismo como uma opção alimentar ética, saudável e sustentável. A SVB realiza conscientização a respeito dos benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos.

O que Trata

Medicina e nutrição vegetariana; Ética Animal; Impactos socioambientais da criação de animais para consumo.

Formação Acadêmica

Organização Sem Fins Lucrativos

Cargos e Títulos

Campanhas, convênios, eventos, pesquisa, educação e atuação política.

Dietas

19/01/2015 06:00 - Atualizado em 01/12/2016 04:51

Cálcio e vegetarianismo: Como obter a quantidade ideal?

Agora você vai saber como garantir cálcio, variando alimentos no seu cardápio.

POR

Sociedade Vegetariana Brasileira

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Todos devemos ingerir uma quantidade de nutrientes para oferecermos ao corpo o que ele precisa para manter suas funções vitais. Nossa sociedade, por questões culturais, busca nutrientes em carnes e laticínios. Ao retirarmos esses produtos da dieta, é interessante conhecermos quais são os melhores substitutos para que tenhamos uma excelente ingestão de nutrientes oriundos do reino vegetal.

Veja como é simples fazer isso no artigo da Sociedade Vegetariana Brasileira. Na matéria de hoje conversaremos sobre o cálcio.

 

O que mostram os estudos populacionais?

A dieta vegetariana, inclusive na forma estrita (sem consumo de nenhum produto de origem animal), pode atender às necessidades diárias de cálcio.

Em geral, a ingestão de cálcio é igual ou maior em ovo-lacto-vegetarianos do que em não vegetarianos. Por outro lado, a ingestão de cálcio por vegetarianos estritos tende a ser menor do que a de não vegetarianos.

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Dicas: Como aproveitar melhor o cálcio ingerido?

Durante as refeições ricas em cálcioevite alimentos com alto teor de oxalato (que reduz a absorção de cálcio), como espinafre, folhas de beterraba, acelga e cacau;

• Procure reduzir a quantidade de fitato nos feijões e cereais deixando-os de molho durante oito horas (ao menos) antes do cozimento;

• A soja contém teores elevados de fitato e oxalato. Porém, preserva a boa assimilação do cálcio;

Evite ingerir muita proteína. Dietas hiperproteicas aumentam a eliminação de cálcio pela urina;

Reduza o sal ingerido. A eliminação do excesso de sódio através da urina leva o cálcio junto;

• Pelo menos três vezes por semanatome 15 minutos de sol (no início da manhã ou no fim da tarde), pois a formação de vitamina D no organismo depende do contato do sol com a pele e é importante para o metabolismo do cálcio;

• Prefira alimentos que apresentem maior biodisponibilidade de cálcioou seja, que nos permitam absorver o mineral em maior quantidade.

Calcule o número ideal de calorias que você deve consumir por dia na Calculadora Nutricional

Conselho aos profissionais de saúde

Ao prescrever uma dieta vegetariana, recomende ao menos oito porções diárias de alimentos que forneçam 10% a 15% da ingestão adequada (AI) de cálcio.

Gostou? Então fique de olho na seção Eles explicam para mais artigos, entrevistas e dicas de nossos especialistas!

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