Dietas

30/03/2015 05:35 - Atualizado em 04/12/2016 07:51

Batata doce engorda? Saiba a quantidade certa para consumi-la

A batata doce é saudável, mas não dá para exagerar. Saiba como utilizá-la na dieta.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você começou a frequentar academia e quer dar uma turbinada no cardápio? Está a fim de colocar energia e carboidratos na dieta, mas acha que batata doce engorda? Sim, esse alimento é bastante calórico, então você precisará dosar as porções.

Porém, o potencial energético do ingrediente é enorme, fazendo inclusive o efeito inverso. É possível emagrecer comendo batata doce e, ainda por cima, ganhar massa muscular. Quer saber como? Confira os benefícios desse alimento e saiba como intensificar o treino com ele.

batata doce engorda

Como emagrecer se batata doce engorda?

Se você deseja emagrecer e está praticando exercícios físicos regularmente para atingir esse objetivo, então não precisa se preocupar. Batata doce engorda, mas apenas em um cardápio que possua muita ingestão de carboidratos. Ou seja, você pode trocar o macarrão pela batata e está tudo certo.

Com um índice glicêmico bastante baixo, a energia contida na batata doce é liberada aos poucos no organismo, dando uma sensação maior de saciedade. Comparada à batata comum, as vitaminas A são muito maiores nesse alimento, que fornece também vitamina C, potássio e fósforo, acelerando o metabolismo.

Além disso, ela combate o envelhecimento precoce e o cansaço, pois é antioxidante. Nos exercícios aeróbicos, a pessoa libera radicais livres que envelhecem a pele, mas a batata doce impede que isso ocorra, em função das vitaminas de sua composição.

Em 100g do legume estão presentes 116kcal. Então, se você acha que batata doce engorda, é porque não a consumiu com um filé de frango grelhado e saladas diversas. Essa combinação potencializa qualquer treino ou exercício, em função da riqueza de proteínas, fibras e carboidratos complexos.

A batata doce engorda quando é consumida exageradamente ou como fritura. Do contrário, ela não eleva o açúcar no sangue, evita o estímulo da insulina e reduz a aderência de gordura no corpo. Ela fornece energia por seus compostos, como ferro, potássio e cálcio.

Benefícios da batata doce

Os diabéticos podem ficar receosos ao ouvir a palavra “doce”, mas não se engane: essa batata tem um índice glicêmico muito baixo. Nela, está presente a carotenoide, que faz com que o corpo responda à insulina mais facilmente e estabilize os níveis de açúcar.

Além disso, os altos teores de fibra solúvel ajudam a reduzir o colesterol da corrente sanguínea, prevenindo e controlando o diabetes.

Se você evita o consumo desse legume por acreditar que batata doce engorda, então está deixando de lado seus inúmeros benefícios à saúde. Os antioxidantes não protegem apenas contra o envelhecimento precoce, mas também previnem doenças como o câncer.

O sistema imunológico também é fortalecido, e os perigos de metais pesados se alojarem no organismo diminuem bastante. A oxigenação do corpo fica livre de radicais e melhora, inclusive, o aspecto da pele.

A batata doce também funciona como um anti-inflamatório, pois possui vitamina B6, vitamina C, betacaroteno e manganês. Ela ajuda a tratar inflamações internas e externas, prevenindo infecções crônicas. Também mantem a produção de colágeno em dia, o que diminui as chances de artrite ou outras doenças nas articulações.

Viu como batata doce não engorda e pode ser incluída no cardápio sem medo? Deixe seu comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
batata doce
emagrecer
dieta saudável
mitos e verdades

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ