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03/07/2014 09:00 - Atualizado em 06/12/2016 05:26

Arroz integral x arroz branco: qual leva a melhor?

Informações nutricionais de arroz integral x arroz branco dão vitória para o primeiro concorrente.

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Redação

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Na disputa arroz integral x arroz branco, o primeiro sempre leva a melhor no quesito saúde. Ah, você acha o arroz branco mais saboroso? Mesmo assim, conhecendo todos os benefícios que o integral possui, você não vai pensar duas vezes antes de mudar seu pedido.

Arroz integral x arroz branco

Para os nutricionistas, a batalha arroz integral x arroz branco não tem nem graça. Mas vamos comparar.

Esteticamente, a diferença entre os dos tipos de arroz é fácil de perceber. Enquanto o arroz integral tem um tom amarelado, o outro é, obviamente, branco. 

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

O que difere um do outro é que o arroz integral é o grão descascado não-polido e que, por isso, preserva a maioria dos seus nutrientes. Tem sabor amendoado, textura fibrosa e requer um cozimento mais longo.

Por sua vez, o arroz branco passa pelo processo industrial no qual é polido e tem a casca e o gérmen removidos. Assim, tem a sua aparência embranquecida e o sabor e textura suavizados. Fica muito mais agradável ao paladar, mas perde seus componentes mais nutritivos – rico em carboidratos e pobre em proteínas.

Ainda não se convenceu de quem leva melhor na disputa arroz integral x arroz branco? Veja outras diferenças entre os dois e se convença de vez:

Diferenças nutricionais: arroz integral x arroz branco

O arroz integral, em relação ao branco, possui um índice glicêmico menor. Isso quer dizer que ele é convertido em açúcar no sangue a uma velocidade bem menor, o que faz a saciedade durar por muito mais tempo.

Assim, sua próxima refeição será mais leve e você terá mais facilidade para emagrecer. Portanto, se além da manutenção da saúde você tem como objetivo perder peso, já sabe qual dos dois escolher.

Amido

Por outro lado, o arroz branco é rico em amido, um carboidrato que influi diretamente na resposta glicêmica, tornando a conversão em açúcar mais rápida. Quanto maior o índice glicêmico, aumenta também o risco de doenças cardiovasculares e diabetes.

Lipídios

Já o arroz integral é mais rico em lipídios, gorduras que têm papel muito importante na síntese de hormônios, por exemplo. Eles estão associados à redução do colesterol total e aumento do “colesterol bom”, ajudando também na prevenção às doenças cardiovasculares.

Fibras

Talvez o principal fator que faz a balança arroz integral x arroz branco pesar para o lado do primeiro tipo está no teor de fibras. O integral tem quase o dobro. As fibras favorecem o sistema digestivo e evitam o acúmulo de gordura abdominal.

Proteína

O arroz integral também possui uma melhor composição de aminoácidos. A quantidade de proteínas presentes nesse tipo de arroz merece ser levada em conta. Uma porção de 100 gramas de arroz integral possui 7,3 gramas de proteínas.

Minerais e vitaminas

De modo geral, a maioria dos minerais, como silício, fósforo, potássio e magnésio, encontram-se em maior quantidade no arroz integral. O mesmo acontece com vitaminas do complexo B e vitamina E. Elas estão relacionadas diretamente à melhora da energia e ação antioxidante, que combate o envelhecimento precoce e previne o câncer.

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