Dietas

08/06/2015 03:34 - Atualizado em 07/12/2016 01:49

Aproveite os adoçantes naturais nas suas receitas

Os adoçantes naturais chegam a ser mais doces que o próprio açúcar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os adoçantes naturais trazem benefícios para a saúde. Livres de compostos químicos artificiais, eles podem ser usados em receitas caseiras sem acarretar efeitos colaterais. Extraídos de plantas ou alimentos de origem animal, alguns chegam a adoçar mais que o açúcar.

A nutricionista Marlise Potrick Stefani indica o consumo de adoçantes naturais para bebidas e pratos preparados em casa. “Com toda a certeza, eles podem trazer mais sabor a dietas de restrição de açúcares”, comenta.

adocantes naturais

Conheça os adoçantes naturais

Marlise, acostumada a auxiliar pacientes que procuram uma rotina mais saudável, apresenta oito tipos de adoçantes naturais: “São a frutose, o sorbitol, o manitol, a lactose, a tagatose, a taumatina, a estévia e o agave azul”.

Marlise lembra que a frutose pode ser encontrada em frutas e também no mel. “Está entre os mais comuns e tem poder para adoçar 170 vezes maior que a sacarose”, diz. Já a estévia, uma das opções mais utilizadas, é extraída de uma planta chamada Stevia Rebaudiana, sendo até 300 vezes mais doce que o açúcar.

O agave azul, planta de origem mexicana, também é indicado como um adoçante natural. “Ele contém frutose e dextrose, dois açúcares considerados mais nobres” afirma a nutricionista.

Ainda assim, os adoçantes naturais devem ser usados com parcimônia. A IDA (Ingestão Diária Aceitável) da estévia, por exemplo, deve ser de aproximadamente 1 grama por pessoa. Esse composto é tolerado por indivíduos com diabetes tipo 2.

Se a opção for pelo agave azul, o consumo não deve passar de uma colher de sopa - ou seja, 20 gramas. Para a frutose, o recomendado é a metade disso, o equivalente a uma colher de sobremesa.

Prepare bolo de café com adoçante natural

Os adoçantes naturais são uma opção mais saudável para quem quer preparar aquele bolinho do café da manhã. Veja como fazer um bolo de café, que é adoçado com estévia.

adocantes naturais

Ingredientes:

- 2 xícaras e ½ de farinha de trigo

- 1 colher de sopa de fermento em pó

- 1 xícara de adoçante estévia culinário

- ½ xícara de nozes picadas

- ¾ xícara de ameixa preta picada

- 1 xícara de café forte

- 2 ovos batidos

- 1 colher e ½ de sopa de margarina light derretida.

Modo de Preparo:

Dentro de uma tigela, coloque a farinha, o fermento, a estévia, as nozes e as ameixas. Misture bem e reserve. Em outra vasilha, junte o café, os ovos batidos e a margarina light derretida. Leve essa mistura para a tigela dos ingredientes secos. Mexa bem até que obter uma massa homogênea.

Despeje a mistura em uma forma de bolo untada com óleo e um pouquinho de farinha. Leve para o forno em temperatura média por 20 minutos. Quando estiver pronto, retire do forno, espere esfriar e desenforme.

E você, como inclui adoçantes naturais nas suas receitas? Conte para nós! E aproveite para conferir as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
frutose
mel
bolo de café
estévia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ