Dietas

03/04/2016 11:00 - Atualizado em 02/12/2016 05:03

Aproveite as vantagens de um aplicativo para dieta

Vários estão disponíveis para ajudar a perder peso, entrar em forma ou melhorar a saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você tem dúvidas sobre o que consumir, se esquece dos horários nos quais deve se alimentar ou quer contabilizar o número de calorias ingeridas por dia, ter um aplicativo para dieta pode ajudar. Basta uma rápida busca para você encontrar vários deles.

O segredo é escolher apps que se encaixem em seu estilo de vida. Veja a seguir como a tecnologia pode dar um empurrãozinho na saúde e na perda de peso.

garota checa aplicativo para dieta no celular

Como um aplicativo para dieta pode ajudar

Os aplicativos para smartphones podem ajudar em seu dia a dia de várias formas, seja com lembretes para pagamento de contas ou com pedidos de comida por tele entrega. Acontece que eles também são capazes de auxiliar na melhora da saúde. Basta encontrar o tipo ideal para você e ter todas diretrizes na palma da sua mão.

Há milhares de aplicativos relacionados a dieta a a exercício físico disponíveis, sendo que cada um deles pode ter seus diferenciais. Muitos ajudam na contagem de calorias diárias porque disponibilizam bancos de dados de alimentos. Já outros são capazes de criar um plano alimentar personalizado para você, proporcionando uma meta de calorias, exercícios e ingestão de água.

Geralmente, esses programas solicitam informações como idade, peso, medidas e objetivos. A partir daí, podem oferecer lembretes, fotos motivacionais, dicas de perseverança e um diário de dieta para acompanhamento da evolução. É uma maneira prática de ter organizado o regime, podendo acessá-lo em qualquer lugar.

Os benefícios dessa tecnologia já foram investigados. De acordo com um estudo recentemente divulgado pela Northwestern University Feinberg School of Medicine, usar esse tipo de aplicativo é capaz de realmente ajudar na perda de peso.

Os pesquisadores monitoraram indivíduos que utilizaram apps para acompanhar sua rotina de alimentação e exercícios físicos. Concluiu-se que os programas ajudaram as pessoas a perder uma média de 6 quilos. Além disso, elas foram capazes de manter o peso por pelo menos um ano.

É importante saber que o aplicativo para dieta, sozinho, não basta. Para explorar todas as potencialidades da tecnologia, é preciso consultar-se regularmente com um nutricionista e praticar atividades físicas. O app é apenas um auxílio a mais, ajudando pessoas a regular seu comportamento – o que pode ser muito difícil, em certas ocasiões.

Escolhendo o melhor aplicativo para dieta

Antes de baixar um aplicativo – e possivelmente gastar o seu dinheiro –, você precisa saber o que procurar. Confira algumas dicas para avaliar quais apps realmente têm potencial para os seus objetivos:

Lembretes

Essa é uma função indispensável, já que é justamente ela que irá lembrar você da hora de comer, beber água ou preparar a refeição.

Visual

Aplicativos que trazem receitas com fotos das etapas envolvidas na preparação e imagens do produto final são capazes de aumentar sua confiança na cozinha e lhe encorajar a seguir em frente.

Comunicação

Há serviços, geralmente pagos, que permitem que você se comunique com um profissional da Saúde ou da Nutrição quando precisa de respostas a questionamentos pessoais.

Abordagem

Apps que se concentrem em alimentos e tamanho da porção da refeição podem ser mais eficazes do que aqueles que simplesmente controlam calorias.

Tem outras dicas para escolher um aplicativo para dieta? Deixe um comentário e colabore com a troca de ideias entre os leitores do Vivo Mais Saudável!

TAGS
tecnologia
emagrecer
perder peso
apps

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ