Dietas

16/08/2014 06:00 - Atualizado em 08/12/2016 04:00

Aprenda a preparar seu cardápio para corrida

Confira algumas dicas de cardápio para corrida que farão você ter melhor desempenho.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ter uma alimentação balanceada é fundamental para quem pratica qualquer tipo de atividade física. Os alimentos certos são responsáveis não só por fornecer os nutrientes básicos e necessários para dar energia para o corpo durante o exercício, mas também por permitir uma melhor recuperação no pós-treino. Saiba como compor seu cardápio para corrida de forma correta com as dicas a seguir.

cardapio-para-corrida


Dicas de cardápio para corrida

Confira abaixo o que incluir e o retirar de sua alimentação pré-corrida:


cardapio-para-corridaO que você deve comer

Uma das principais dicas para o cardápio para corrida é que nunca se deve praticar qualquer atividade física em jejum.

O mais indicado antes do treino é ingerir carboidratos de absorção lenta, como pão integral, aveia, arroz e macarrão integrais, batata – principalmente doce –, legumes crus, lentilha, frutas como maçã, pera e pêssego.


cardapio-para-corridaO que você não deve comer

Não coma alimentos ricos em proteínas, como leite e derivados, carnes, frituras e açúcares: eles podem causar desconforto abdominalEvite também o consumo de alimentos que contenham grande quantidade de cafeína, como café, chá, chimarrão e refrigerante.

Durante a corrida

Dependendo do tempo da corrida, você deve repor os nutrientes gastos com a atividade. Se a corrida durar mais de 2 horas, é necessário que seja feito um suporte de aminoácidos e carboidratos, buscando melhorar o desempenho e evitar a fadiga dos músculos

cardapio-para-corrida

Também são indicados os isotônicos – que são ricos em sais minerais e açúcares e devem ser ingeridos com moderação – e os repositores hidroeletrolíticos, que fornecem eletrólitos e carboidratos. Outra sugestão ainda é usar um envelope de carboidrato em gel a cada meia hora de corrida, que geralmente é fornecido em competições.

Após a corrida

O cardápio para corrida é ainda mais importante depois da atividade. É indicado que seja feita a ingestão de alimentos que contenham carboidratos com alto índice glicêmico, como pão branco, mel, batata e arroz, adicionando proteínas como carnes magras e queijos.

cardapio-para-corrida

O consumo deve ser feito logo após o final do exercício, para repor os nutrientes e evitar a perda de massa magra. O suplemento alimentar ainda pode ser uma opção, de acordo com as necessidades e objetivos de cada pessoa.

Muita água

A hidratação é uma das dicas principais para manter o corpo saudável para praticar a corrida, principalmente em dias muito quentes. Antes, durante e depois do exercício, você deve beber água. Cerca de 1h antes, tome pelo menos 500ml de água.

Durante, beba pequenos goles para não ficar com a boca seca. Depois, também hidrate o seu corpo de acordo com a perda na atividade. O mais indicado é consumir água ou água de coco.

Cardápio para corrida é essencial para todos

As dicas de cardápio para corrida são para todos os tipos de corredores, amadores ou profissionais. E o mais importante é manter uma alimentação e um estilo de vida saudável não só nos dias que vai correr e que tenha competições, mas sempre.

A necessidade física de cada pessoa é diferente, principalmente de homens e mulheres. Por isso é indicado que você procure a ajuda de um profissional que identifique as suas necessidades e limitações corporais, para assim recomendar o melhor para você.

TAGS
atividade física
corrida
cardápio para corrida

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ