Dietas

21/08/2015 07:12 - Atualizado em 29/09/2016 10:23

Aposte nas frutas que emagrecem e turbine a dieta

As frutas ajudam a emagrecer, desde que saboreadas em sua forma natural e nas porções certas.

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Redação

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Desde a infância, pais e mães salientam a importância do consumo de frutas. Os vegetais ajudam a regular o intestino e são boas fontes de vitaminas essenciais para o funcionamento do corpo. Mas será que existem frutas que emagrecem?

Frutas emagrecem ou não?

As frutas entram no grupo dos carboidratos, e, por isso, fornecem energia ao organismo. O segredo, de acordo com a nutricionista Geórgia Bachi, está na forma de consumo. Quando saboreadas em sua forma natural, são bem-vindas na dieta, já que, além de vitaminas e minerais, elas dispõem de fibras.

mulher comendo frutas que emagrecem

As fibras são importantes para o bom funcionamento do organismo e trazem benefícios para quem quer emagrecer. “São os carboidratos indigeríveis e, dessa forma, tornam a digestão mais lenta”, comenta. Por ser mais demorado, o fluxo possibilita a absorção de nutrientes, sem atrapalhar o metabolismo na queima de gordura.

Porém, quando as frutas deixam de ser consumidas in natura e passam por algum tipo de processamento, mesmo que no suco, algumas vantagens são perdidas. “Não estaremos ingerindo as fibras, pois de regra ficam no bagaço”, lembra a nutricionista. Fique de olho também nas versões enlatadas ou secas. Procure opções com o menor açúcar na composição.

Quais são as frutas que emagrecem?

Lembre-se: não existem frutas que emagrecem. O que elas fazem é colaborar com o emagrecimento, mas isso depende da forma como você as consome. Na dieta, vale optar pela maçã, rica em pectina - substância que propicia sensação de saciedade -, e também pela água de coco, rica em minerais e boa opção após a prática de atividades físicas. Conheça mais algumas.

- Pera: ela concentra aproximadamente três gramas de fibras totais por 100 gramas, quase o dobro da quantidade encontrada na maçã.

- Melancia: contém fibras e altos níveis de água.

- Toranja : os componentes da fruta auxiliam no controle da produção de insulina. Ainda assegura sensação de saciedade.

- Goji berry: de origem asiática, virou febre no Brasil. “Assim como utilizamos pimenta, gengibre e canela para acelerar o metabolismo, o goji berry entra como uma nova opção”, cita Geórgia, em relação aos chamados alimentos termogênicos.

Frutas e sucos, quando consumidos em excesso ou acrescidos de açúcar, são um dos principais vilões das dietas. Nesse caso, vale a regra de ingerir, no máximo, três porções de fruta por dia ou um copo de suco natural - nada de bebidas de caixinha, hein?

É preciso lembrar ainda, que esses alimentos não são boas opções para substituir refeições como o almoço ou o jantar, pois não fornecem todos os nutrientes necessários para um emagrecimento saudável. Prefira consumir frutas nos lanches da manhã e da tarde.

Gostou das dicas? Deixe um comentário! E aproveite para conferir mais novidades de saúde e alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

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