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22/08/2015 09:20 - Atualizado em 08/12/2016 12:00

Alimentos ricos em vitamina E ajudam a prevenir doenças

A substância atua na pressão arterial e é aliada na prevenção de câncer e doença de Alzheimer.

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Redação

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Os alimentos ricos em vitamina E são bastante importantes para o organismo. A substância contribui para o bom funcionamento do sistema reprodutivo e atua na prevenção de várias doenças. Devido aos seus benefícios, é pesquisada por especialistas de diferentes áreas da saúde e ficou conhecida como a vitamina da fertilidade, da vida e da juventude.

Presente em certos animais e vegetais, a vitamina E é o nome geral dado a duas classes de moléculas, divididas por sua vez em oito compostos: quatro tocoferois e quatro tocotrienois. O tocoferol e o tocotrienol são semelhantes. Ambos têm função antioxidante, mas são encontrados em fontes diferentes.

alimentos ricos em vitamina e nozes

Onde encontrar vitamina E

Os alimentos ricos em vitamina E podem ser consumidos in natura ou manufaturados. Seus benefícios são encontrados em produtos de origem vegetal como óleos, feijão, arroz, castanhas e frutas secas (noz, amêndoa, avelã, amendoim, pistache e pinhão).

Cevada, centeio, semente de girassol, aveia e trigo também apresentam a substância. Ainda, vegetais verde-escuros e frutas (abacate, ameixa, uva, coco, manga, mamão e kiwi) são boas fontes de vitamina E.

No caso de alimentos de origem animal, fígado, peixe, gema de ovo, leite de cabra e carne vermelha são algumas opções.

Entre outras funções, sua ingestão é utilizada em tratamentos contra a morte precoce das células. Os antioxidantes encontrados nos alimentos ricos em vitamina E protegem o organismo da ação prejudicial dos radicais livres, responsáveis justamente pela aceleração do processo de envelhecimento e pelo surgimento de enfermidades como doença de Alzheimer e de Parkinson.

Importância dos alimentos ricos em vitamina E

As moléculas atuam no retardo do desenvolvimento de aterosclerose e combatem doenças degenerativas como catarata, inflamação crônica e desordens neurológicas. Também fortalecem a imunidade contra vírus e bactérias responsáveis por enfermidades que podem afetar o sistema cardiovascular.

A vitamina E tem efeito anticancerígeno, especialmente na prevenção a tumores de mama e de pele, pois auxilia na formação do colágeno. No sistema vascular, atua como reguladora da pressão arterial, diminuindo o colesterol e a adesão de coágulos na parede das artérias, e no desenvolvimento dos glóbulos vermelhos, além de prolongar a vida das células sanguíneas.

Ainda, é fundamental no tratamento do diabetes e ajuda a diminuir os sintomas da TPM.

O consumo consorciado com outras vitaminas também traz benefícios à saúde. A vitamina E é um antioxidante da vitamina A, que tem função importante na gravidez, através da implantação e do desenvolvimento da placenta.

Os especialistas recomendam o consumo diário de 15 miligramas de vitamina E. É preciso ter cuidado na dose, pois muitos produtos são gordurosos e, em excesso, favorecem o ganho de pesoA alta ingestão de alimentos ricos em vitamina E pode provocar distúrbios nos mecanismos de coagulação, hipoglicemia, cefaleia, fadiga e náuseas. 

Você conhecia todos os benefícios da vitamina E? Conte para nós! E aproveite para conferir mais dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

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