Dietas

21/10/2015 12:46 - Atualizado em 16/01/2017 09:12

Alimentos ricos em sais minerais completam a sua dieta

Os nutrientes são essenciais para a manutenção e o funcionamento saudável do organismo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você consome alimentos ricos em sais minerais diariamente? Essas substâncias inorgânicas são essenciais para o desenvolvimento, o funcionamento e a manutenção de várias funções do organismo. Por isso, devem ser ingeridas em quantidades adequadas para manter a saúde e prevenir doenças.

Os principais sais minerais são cálcio, cobre, enxofre, ferro, fósforo, magnésio, potássio, selênio, sódio, zinco e cromo, e estão presentes em alimentos como laticínios, carnes, verduras, frutas e grãos. Saiba mais sobre esses nutrientes.

alimentos ricos em sais minerais

Entenda a importância dos sais minerais

Ao contrário de carboidratos, lipídios e proteínas, os sais minerais são substâncias inorgânicas, ou seja, não são produzidos pelo organismo. Por isso, devem ser obrigatoriamente ingeridos por meio da alimentação.

Saiba Mais
Conheça 4 riscos do excesso de sódio no organismo das crianças
Inclua alimentos ricos em ferro no cardápio do seu filho

O baixo consumo de alimentos ricos em sais minerais pode causar desequilíbrios na saúde, provocando deficiências nutricionais, mau funcionamento do organismo e até mesmo o desenvolvimento de doenças. Por isso, devem fazer parte de todas as dietas alimentares, sendo consumidos diariamente.

info alimentos ricos em sais minerais

Além disso, a alimentação deve ser equilibrada e bem variada, com produtos de todos os grupos alimentares. Isso é importante porque não existe um único alimento com todos os minerais que o organismo precisa.

Principais alimentos ricos em sais minerais

Entre os sais minerais mais importantes está o cálcio, que forma e mantém a saúde dos ossos e dentes, ajudando ainda na coagulação do sangue e nas contrações musculares. Pode ser encontrado em alimentos como leite e seus derivados, espinafre, couve e brócolis.

O magnésio também possui funções parecidas com o cálcio: ajuda na manutenção dos ossos e dos dentes e a controlar a transmissão dos impulsos nervosos e as contrações musculares.

Além disso, também ativa reações químicas que produzem energia nas células. Está presente nas verduras, no gérmen de trigo, na soja, na aveia, na maçã, no figo e nas nozes.

Já o cobre controla a atividade enzimática que estimula a formação dos tecidos conectivos e dos pigmentos que protegem a pele. Pode ser consumido no trigo integral, nas nozes, na ervilha, no fígado, no feijão, na uva e nas castanhas.

O enxofre é essencial para a saúde das células, dos ossos e, principalmente, do cabelo, das unhas e da pele. É encontrado em carnes, peixes, ovos, alho, cebola, feijão, repolho e brócolis.

O ferro contribui para a produção de enzimas e também forma a hemoglobina e a mioglobina, que levam oxigênio para as hemácias e para as células musculares. Faz parte de alimentos como carnes, ovos, feijão e aveia.

O potássio ajuda nos impulsos nervosos e nas contrações musculares, além de manter normais o ritmo cardíaco e o equilíbrio hídrico do organismo. Está na composição da laranja, do limão, da banana, do melão, do tomate, da batata e da ervilha.

O sódio, presente em muitos alimentos e no sal de cozinha, também possui as mesmas funções do potássio.

Já o fósforo atua na manutenção de ossos e dentes, além de manter as funções do cérebro e facilitar a formação de proteínas. Pode ser encontrado na maioria das carnes, em ovos e em cereais.

O selênio, presente no tomate e nos cereais, diminui os riscos de alguns tipos de câncer e protege as células dos danos causados por substâncias oxidantes.

O zinco auxilia na cicatrização, conserva a pele e o cabelo e controla as atividades de várias enzimas. Está em carnes, peixes, ovos, gérmen de trigo e ervilhas.

Por último, o cromo diminui a absorção de açúcar pelo organismo e controla os níveis de colesterol ruim. Pode ser consumido em alimentos como carnes, mariscos e cereais.

Gostou das dicas de nutrição? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras novidades que só o Vivo Mais Saudável traz para você.

TAGS
nutrição
alimentação saudável
imunidade
organismo saudável

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ