Dietas

21/10/2015 12:46 - Atualizado em 09/12/2016 12:14

Alimentos ricos em sais minerais completam a sua dieta

Os nutrientes são essenciais para a manutenção e o funcionamento saudável do organismo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você consome alimentos ricos em sais minerais diariamente? Essas substâncias inorgânicas são essenciais para o desenvolvimento, o funcionamento e a manutenção de várias funções do organismo. Por isso, devem ser ingeridas em quantidades adequadas para manter a saúde e prevenir doenças.

Os principais sais minerais são cálcio, cobre, enxofre, ferro, fósforo, magnésio, potássio, selênio, sódio, zinco e cromo, e estão presentes em alimentos como laticínios, carnes, verduras, frutas e grãos. Saiba mais sobre esses nutrientes.

alimentos ricos em sais minerais

Entenda a importância dos sais minerais

Ao contrário de carboidratos, lipídios e proteínas, os sais minerais são substâncias inorgânicas, ou seja, não são produzidos pelo organismo. Por isso, devem ser obrigatoriamente ingeridos por meio da alimentação.

Saiba Mais
Inclua alimentos ricos em ferro no cardápio do seu filho
Conheça 4 riscos do excesso de sódio no organismo das crianças

O baixo consumo de alimentos ricos em sais minerais pode causar desequilíbrios na saúde, provocando deficiências nutricionais, mau funcionamento do organismo e até mesmo o desenvolvimento de doenças. Por isso, devem fazer parte de todas as dietas alimentares, sendo consumidos diariamente.

info alimentos ricos em sais minerais

Além disso, a alimentação deve ser equilibrada e bem variada, com produtos de todos os grupos alimentares. Isso é importante porque não existe um único alimento com todos os minerais que o organismo precisa.

Principais alimentos ricos em sais minerais

Entre os sais minerais mais importantes está o cálcio, que forma e mantém a saúde dos ossos e dentes, ajudando ainda na coagulação do sangue e nas contrações musculares. Pode ser encontrado em alimentos como leite e seus derivados, espinafre, couve e brócolis.

O magnésio também possui funções parecidas com o cálcio: ajuda na manutenção dos ossos e dos dentes e a controlar a transmissão dos impulsos nervosos e as contrações musculares.

Além disso, também ativa reações químicas que produzem energia nas células. Está presente nas verduras, no gérmen de trigo, na soja, na aveia, na maçã, no figo e nas nozes.

Já o cobre controla a atividade enzimática que estimula a formação dos tecidos conectivos e dos pigmentos que protegem a pele. Pode ser consumido no trigo integral, nas nozes, na ervilha, no fígado, no feijão, na uva e nas castanhas.

O enxofre é essencial para a saúde das células, dos ossos e, principalmente, do cabelo, das unhas e da pele. É encontrado em carnes, peixes, ovos, alho, cebola, feijão, repolho e brócolis.

O ferro contribui para a produção de enzimas e também forma a hemoglobina e a mioglobina, que levam oxigênio para as hemácias e para as células musculares. Faz parte de alimentos como carnes, ovos, feijão e aveia.

O potássio ajuda nos impulsos nervosos e nas contrações musculares, além de manter normais o ritmo cardíaco e o equilíbrio hídrico do organismo. Está na composição da laranja, do limão, da banana, do melão, do tomate, da batata e da ervilha.

O sódio, presente em muitos alimentos e no sal de cozinha, também possui as mesmas funções do potássio.

Já o fósforo atua na manutenção de ossos e dentes, além de manter as funções do cérebro e facilitar a formação de proteínas. Pode ser encontrado na maioria das carnes, em ovos e em cereais.

O selênio, presente no tomate e nos cereais, diminui os riscos de alguns tipos de câncer e protege as células dos danos causados por substâncias oxidantes.

O zinco auxilia na cicatrização, conserva a pele e o cabelo e controla as atividades de várias enzimas. Está em carnes, peixes, ovos, gérmen de trigo e ervilhas.

Por último, o cromo diminui a absorção de açúcar pelo organismo e controla os níveis de colesterol ruim. Pode ser consumido em alimentos como carnes, mariscos e cereais.

Gostou das dicas de nutrição? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras novidades que só o Vivo Mais Saudável traz para você.

TAGS
nutrição
alimentação saudável
imunidade
organismo saudável

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ