Dietas

07/04/2015 10:14 - Atualizado em 29/11/2016 04:26

Alimentos que viciam podem ser substituídos

Chocolate é o que mais viciante dos alimentos, seguido por babata frita e sorvete.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você é daqueles que amam pizza, babata frita e chocolate, não se sinta culpado. Saiba que todos nós amamos essas comidas, mas não é somente pelo sabor. Infelizmente, existem alimentos que viciam e o consumo exagerado pode estar ligado à dependência que eles causam.

Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, defendem que alimentos altamente processados e ricos em gordura e açúcar causam um efeito semelhante às drogas no corpo.

O estudo, publicado pela revista PlosOne, sugere que itens com doses concentradas de substâncias potencialmente aditivas, e que são rapidamente absorvidas pelo corpo, viciam de fato. Saiba como escapar da dependência e conquistar hábitos saudáveis.

alimentos que viciam

Principais alimentos que viciam

O chocolate lidera o ranking dos alimentos que viciam. Ele possui substâncias como a feniletilamina e a teobromina, que causam euforia e aumentam a frequência cardíaca, o que desperta no consumidor um certo vício nos sintomas.

Sorvete, batata frita, pizza, macarrão, pão branco, biscoitos, salgadinhos e bolo seguem a mesma lógica do chocolate. São ricos em gordura e açúcar e possuem agentes que despertam euforia e felicidade quando consumidos.

O maior problema destes alimentos é a glicose, por ser o mais importante carboidrato da dieta absorvido pala corrente sanguínea e o principal combustível para a fabricação de energia. Toda energia vinda da oxidação dos carboidratos disponíveis no sangue é usada para as todas as funções do organismo.

Quem consome muitos alimentos ricos em açúcar acaba ficando viciado na euforia que ele proporciona no início. Em seguida, sofre uma queda de energia. Isso é semelhante ao que ocorre quando alguém ingere uma bebida com álcool.

Riscos do exagero na má alimentação

alimentos que viciamSabe aquele cookie delicioso? Consumi-lo em excesso pode gerar doenças ligadas à obesidade, como diabetes, infarto, acidente vascular cerebral e doenças inflamatórias.

Aquela batata frita que você fez em casa pode gerar problemas hepáticos, como gordura no fígado, hipertensão e diabetes, se consumida de forma exagerada.

Além disso, ela possui grande quantidade de acrilamina, uma substância que pode gerar câncer.

O grande vilão, o chocolate, possui apenas alguns benefícios do cacau. Por isso, é necessário cuidado para não exagerar na quantidade, pois há muita gordura por trás da sensação de euforia que ele causa.

Se for consumido em quantidades apropriadas (de 10g a 30g por dia), não tem malefício. Mas, devido ao seu alto valor calórico, pode gerar obesidade e aumento das gorduras no sangue.

Substituições saudáveis

O consumo dos alimentos que viciam não chega a ser totalmente proibido, mas você deve controlar a quantidade. Caso sinta vontade e não queira sair da dieta, confira algumas dicas de substituições saudáveis para o sua rotina:

- Prefira cereais integrais, como aveia e trigo, e alimentos ricos em potássio.

- Alimentos como nozes são ricos em fósforo e também concedem energia ao corpo.

- Os bolos podem ser feitos com farinha integral em vez de farinha branca. Troque o açúcar puro por frutas e faça uma receita na qual a massa fique mais pesada em quantidade.

- Procure substituir os pães brancos por pães integrais, mas tenha atenção na hora da compra, pois há produtos com farinha refinada adicionada de fibras. A dica é ler os ingredientes descritos na composição do alimento. 

Gostou das dicas de alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
alimentação saudável
vício
gordura
açúcar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ