Dietas

06/03/2015 07:21 - Atualizado em 16/11/2016 10:34

Alimentos com açúcar surpreendem os consumidores

Pode não parecer, mas alguns molhos também são alimentos com açúcar na composição.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os alimentos com açúcar são fonte de energia e proporcionam sensação de bem-estar para as pessoas. Porém, quando o consumo da substância é abundante, pode haver uma série de problemas para o corpo.

Muitos produtos industrializados possuem açúcares ocultos. Molhos e condimentos, por exemplo, podem ser açucarados, mesmo que o sabor não seja necessariamente doce. Por isso, é preciso ficar atento e controlar o que se come diariamente.

alimentos com acucar

Tipos de alimentos com açúcar

O açúcar está presente em muitos produtos, até nos que menos se imagina. Além dos já conhecidos, como refrigerantes, bolos e biscoitos, grande parte dos alimentos com açúcar possui esse componente de forma pouco evidente. Nos Estados Unidos, por exemplo, 80% dos alimentos vendidos em supermercados contêm açúcares ocultos.

Alguns dos produtos que contêm o chamado açúcar oculto são os pães, as sopas instantâneas e os molhos como barbecue e ketchup. Dependendo da composição dos molhos, eles podem ser mais doces que um sorvete, por exemplo, e cada colherada de um deles possui o equivalente a pelo menos uma colher de chá cheia de açúcar.

Devido à grande quantidade de alimentos com açúcar e aos prejuízos que eles trazem para a saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) resolveu limitar a presença da substância em produtos alimentícios. Uma nova diretriz foi publicada, indicando que os açúcares não devem ultrapassar 10% das calorias diárias consumidas pela população.

O recomendado pela OMS é o consumo de até 5% de açúcar para adultos e crianças. Segundo estudos da organização, se a ingestão diária for de menos de 10% das calorias consumidas, é possível reduzir o risco de problemas como obesidade e cáries. Além disso, outras doenças mais graves também podem ser evitadas.

Consumo excessivo de alimentos com açúcar

Consumir alimentos com açúcar de forma excessiva pode trazer danos irreversíveis à saúde. Além de ser rico em calorias e pobre em nutrientes, o açúcar contribui para o aumento do peso corporal. A obesidade já é considerada um problema de saúde pública, pois atinge cada vez mais pessoas, desde crianças até idosos.

O excesso de açúcar também está relacionado a problemas dentários e a doenças cardiovasculares, pois aumenta os níveis de triglicerídeos e reduz os níveis do HDL (colesterol bom). Ele ainda desregula os mecanismos de fome e saciedade, contribuindo para o ganho de peso.

Não controlar a quantidade de doces ingeridos diariamente também causa uma sobrecarga no pâncreas, órgão responsável pela produção de insulina. Essa deficiência acaba dificultando o controle dos níveis de glicose no sangue, contribuindo para o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Umas das formas de evitar o consumo excessivo de alimentos com açúcar é verificar as informações nutricionais dos rótulos dos produtos. Substâncias terminadas em “ose”, como sacarose e sucralose, indicam a presença de açúcares.

Gostou das dicas de alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
açúcar oculto
consumo de açúcar
diabetes
obesidade

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ