Dietas

24/08/2015 03:45 - Atualizado em 25/08/2016 04:50

Alimente-se bem! 5 dicas de lanche da tarde para você

Tomates cereja, banana com canela, iogurte com granola... e muito mais para você saciar sua fome sem prejudicar a dieta.

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Redação

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No período da tarde você sente aquela fome de leão? Ou uma fome pequena? Ou que come alguma coisa só para seguir o que a nutricionista ou médico pede, pois precisa se alimentar a cada três horas?

Independente do tamanho da sua fome, é sempre importante saber quais são os alimentos saudáveis para compor o cardápio do período da tarde, como explica a nutricionista Nicole Trevisan em breve entrevista:

1. Por que os tomates cerejas são uma boa opção de lanche saudável para a tarde?

Os tomates cerejas ou perinha ou sweet grapes são ótimas opções para ajudar a compor o lanche da tarde, inclusive para a lancheira das crianças. São poucos calóricos, ricos em fibras, em vitaminas, especialmente a C e em licopeno, importante composto fitoquímico auxiliar na prevenção do câncer de próstata.

2. Quais as vantagens de consumir uma banana aquecida com canela?

A fruta aquecida libera compostos que realçam a doçura delas, é uma ótima opção para os dias frios e para ajudar na compulsão por doces. A banana é rica em: potássio e em triptofano, precursor da serotonina, hormônio responsável pelo bem estar. Se combinada com canela, fica uma dupla perfeita! A canela  realça muito o sabor, além de ser considerada termogênica, ou seja, transforma em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação. Melhor sempre passar a canela em pau no triturador do que comprar a canela pronta em pó, pois esta às vezes recebe adição de açúcar.

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3. Iogurte com granola é uma boa pedida de lanche? Quais os melhores tipos de iogurte? E de granola?

São muitos os tipos de iogurte, mais calóricos, menos calóricos, com gordura (integrais) e sem gordura (desnatados). Assim como a granola, os iogurtes podem conter muito açúcar, ingredientes mais ou menos naturais. Iogurte é sempre uma melhor opção com menos gordura e menos açúcar. Para isso, é preciso comparar os rótulos. A granola mais natural pode ser feita em casa também, assim garantimos a escolha de todos os ingredientes que a compõe.

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4. Mix de oleaginosas também é uma boa pedida de lanche? Quais oleaginosas e em quais quantidades podemos juntar?

Sim, as oleaginosas são ricas em vários minerais e vitaminas e constituem uma gordura boa para o funcionamento do organismo. Uma boa dica é misturá-las em um pote, podendo colocar: nozes, castanha do Brasil, macadâmia, damasco, uva passa, além de frutas desidratadas, caso goste da mistura agridoce. Faça “trouxinhas” do tamanho da palma da mão e tenha sempre na bolsa para o lanchinho.

5. Chocolate amargo também pode ser uma boa pedida? Depende da quantidade?

Os chocolates com mais de 50% de cacau são os mais recomendados pelas propriedades benéficas e antioxidantes. O recomendado é de 25 a 30g por dia e acima de 50% de cacau, encontramos variações que chegam a 95% de cacau, extremamente forte. É uma questão de educar o paladar. As lojas especializadas em chocolates já estão produzindo embalagens do tamanho da recomendação diária.

6. Para finalizar, alguma dica a acrescentar?

Gostaria de salientar que as necessidades diárias e as composições de lanche bem como as quantidades devem ser individualizadas e planejadas pela nutricionista de acordo com sua idade, seu sexo, tipo de atividade física que pratica, etc. Para as pessoas com diabetes em especial, há necessidade da contagem de carboidrato correta, caso a pessoa tenha indicação médica.

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