Dietas

31/08/2015 11:42 - Atualizado em 02/12/2016 01:31

Alimentação balanceada para diabéticos! Nutricionista dá 5 dicas importantes para você

Frutas, leite, sucos... Nutricionista explica quais são os melhores tipos de alimentos para diabéticos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Confira a entrevista com a nutricionista da ADJ Diabetes Brasil, Nicole Trevisan, e veja 5 dicas simples para se alimentar de forma saudável.

Calcule o número de calorias ideal para você


Por que as frutas inteiras são melhores para o consumo de pessoas com diabetes comparadas aos sucos?

Os sucos em geral precisam de mais frutas, comparados ao consumo de uma porção de fruta. Se a pessoa escolher a primeira opção, deve estar ciente de que há uma maior concentração de frutose. Por serem líquidos e não precisarem de digestão vão rapidamente para o sangue elevando a glicemia, mais rapidamente quando compararmos a uma porção de fruta.

Saiba Mais
Diabetes com amor: quando a cumplicidade ajuda no tratamento
Excluir carne da dieta pode curar diabetes, diz estudo
Caju ajuda a combater a anemia e o diabetes

Por que é importante recomendar que a pessoa com diabetes faça ao menos seis refeições ao dia? Qual a importância em não ficar muito tempo sem comer?

Quando a pessoa fica muito tempo sem se alimentar ela corre maior risco de ter hipoglicemia, ou seja, ficar com a glicemia sanguínea abaixo de 70mg/dl de sangue. Dessa forma, você pode se sentir mal, levando a desmaios, ou, mesmo em casos mais graves, ao coma.

Gorduras de origem animal devem ser evitadas?

Sim. A mesma recomendação vale também para pessoas que não têm a patologia. As pessoas com diabetes são mais suscetíveis a doenças cardiovasculares e devem evitar a gordura saturada e trans, e consumir moderadamente gorduras mono e poli-insaturadas, seguindo as orientações individuais da nutricionista. Por isso, é importante sempre ficar de olho nos rótulos dos alimentos.

Qual a importância das fibras na alimentação e quais alimentos fibrosos podem ser priorizados?

As fibras ajudam a controlar a glicemia, reduzindo o índice glicêmico dos alimentos. Por isso, elas devem estar sempre presentes, e alimentos como frutas, verduras, legumes e cereais integrais devem estar na alimentação diária. Uma dica importante é que o consumo das fibras tenha o acompanhamento de água, para que haja benefícios para o intestino também.

O leite desnatado é o melhor leite para as pessoas com diabetes? Por quê?

Se houver restrição de gordura sim. A pessoa sempre precisa consultar um nutricionista para saber qual a melhor opção em cada caso. No caso de uma criança em fase de crescimento, a recomendação é que se use o leite integral.

Acesse nosso Especial Diabetes em parceria com a ADJ Diabetes Brasil.

TAGS
alimentação para diabéticos
alimentação
frutas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ