Dietas

11/08/2015 09:29 - Atualizado em 02/12/2016 12:04

Água detox emagrece? Conheça verdades e mentiras sobre a bebida

Aliada na perda de peso da socialite Khloé Kardashian, a água detox deve ser consumida com moderação.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não há dúvidas de que a onda desintoxicante está se popularizando cada vez mais. Divulgada no Instagram da socialite Khloé Kardashian, a receita de água detox tem chamado a atenção pelos benefícios prometidos, entre eles o emagrecimento.

Também chamada de água aromatizada, ela pode ser preparada com vegetais e folhas verdes, com o objetivo de limpar as impurezas do organismo, assim como os sucos e dietas detox que também se popularizaram. No entanto, seu consumo exagerado pode trazer riscos à saúde. 

O que é a água detox?

Segundo Thaianna Velasco, nutricionista funcional, a água detox nada mais é que uma água de boa qualidade, com pH mais alcalino, na qual podem ser acrescidos componentes que favoreçam a eliminação de toxinas.

“O fígado é o órgão mais importante no processo de detoxificação. Os nutrientes e pH da água detox podem auxiliar o fígado a transformar as toxinas presentes no organismo em substâncias que consigam ser eliminadas, quando ocorre o detox”, explica.

Thaianna aponta o própolis, limão, chá verde e alecrim como ingredientes que podem ser adicionados à àgua detox com moderação.

Benefícios, mitos e verdades da bebida

A principal recomendação dos nutricionistas é o consumo de pelo menos dois litros de água por dia. O hábito é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo, mas nem sempre é fácil de seguir. Para que isso se torne mais fácil, acrescentar alguns ingredientes naturais à água pode deixar a tarefa mais prazerosa.

De acordo com Thaianna, alguns benefícios da água detox podem ser percebidos na melhora da capacidade do organismo em eliminar toxinas, aumento do pH sanguíneo, hidratação e melhora da saúde no geral.

“É preciso lembrar que apenas a ingestão da água não provoca grande influência na saúde. De nada adiantará, por exemplo, tomar a água com o objetivo de evitar cânceres e fumar, ou objetivando o detox e consumir muitos industrializados e alimentos artificiais”, alerta.

A nutricionista afirma que o principal mito sobre a água detox é que ela emagrece e queima gordura. A profissional afirma que, na verdade, seu consumo auxilia o fígado a eliminar toxinas, o que dá a sensação de que apenas a água está fazendo você emagrecer. Mas é preciso aliá-la a uma boa alimentação e atividades físicas.

Perigos da água detox

Disposta a revolucionar seus hábitos, Khloé Kardashian decidiu investir na água detox, dieta balanceada e exercícios para perder peso. Entretanto, a bebida pode não ser tão saudável quando ingerida em grandes quantidades.

No começo de sua mudança, a socialite queria resultados rápidos. Passou a consumir cinco litros de água mineral alternada com a detox. Nesse caso, Khloé não seguiu as orientações de limite para as mulheres, que é de 2,7 litros de água por dia.

Quando o consumo da água detox é alto, os nutrientes e pH alcalino podem modificar seu equilíbrio hidroeletrolítico orgânico. Isso acontece porque caem os níveis dos minerais como o cálcio e o potássio, essenciais para o funcionamento correto do corpo.

Nesses casos, é possível então ocorrer cãibras, mudanças na pressão arterial, arritmia no coração e, até mesmo, casos de infarto em situações mais graves.

Por isso, lembre-se: até a água detox deve ser consumida com moderação. E você, já experimentou? Deixe um comentário!

TAGS
água
detox
nutrição
alimentação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ