Dietas

16/03/2015 02:46 - Atualizado em 03/12/2016 06:49

Afinal, suco detox funciona? Veja como adotar hábitos saudáveis

O suco detox funciona na digestão, mas nem sempre desintoxica o organismo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se a ideia é limpar o organismo, nem sempre a promessa do suco detox funciona. Ele é um excelente complemento da alimentação saudável, mas não realiza os milagres divulgados por aí. Na verdade, o detox ajuda no processo de recuperação do intestino e do fígado, removendo algumas impurezas e reduzindo o inchaço corporal.

Potencializando o funcionamento dos órgãos, o suco detox funciona como um bônus na perda de peso. A ação da clorofila, pigmento encontrado em vegetais verdes, proporciona riqueza de substâncias bioativas e antioxidantes. Porém, uma dieta apenas de suco pode levar à desnutrição.

O ideal é aliar o suco a uma alimentação equilibrada. Veja como o detox pode ajudar você a ser mais saudável.

suco detox funciona

Suco detox funciona quando consumo é equilibrado

Quando não há moderação, ingerir suco detox pode ser até perigoso. Fabricantes da versão engarrafada do produto alertam para reações adversas, como dores de cabeça e náuseas.

Se a pessoa é acostumada a ingerir alimentos ricos em proteínas, gorduras e carboidratos, a troca por uma dieta de sucos pode ocasionar um choque no organismo. As consequências são desnutrição e fadiga.

Combinado com alimentos sólidos, o suco detox funciona porque aumenta a ingestão de fibras e vitaminas que auxiliam no funcionamento do organismo. O ideal é trocar o lanche da manhã ou da tarde por um suco, que fará um trabalho de antioxidação, combatendo radicais livres e melhorando o sistema imunológico. Porém, ele não é responsável por limpeza alguma.

Se você quer fazer do detox um aliado na perda de peso, utilize na combinação os alimentos de cor vermelha, como melancia, morango, goiaba e tomate. Eles são ricos em licopeno, antioxidante que combate os radicais livres. Já laranja, cenoura, mamão e abóbora possuem betacaroteno, um antioxidante que melhora o sistema imunológico.

Suco detox funciona como desintoxicante?

A principal propaganda é que o suco detox funciona como um desintoxicante do organismo, mas isso não passa de mito. De acordo com nutricionistas e até mesmo fabricantes da versão industrializada, ele não serve para limpar o organismo. Os órgãos responsáveis por isso são o fígado e o sistema renal, sendo que o próprio corpo promove a "limpeza".

O suco detox funciona como um auxiliar na digestão, em função das suas propriedades que turbinam o funcionamento. De qualquer forma, o consumo de alimentos com carboidratos, gordura e proteína é fundamental para não ocorrer um desequilíbrio.

Se a pessoa busca utilizar o detox com a finalidade de melhorar a digestão, ele pode ser tomado antes do café, em jejum, mas sem substituir a alimentação depois.

Apesar de saudável, o detox oferece alguns riscos para quem sofre com irritação do intestino ou está tratando câncer intestinal. Nesses casos, o consumo diário deve ser eliminado. Além disso, passar um dia inteiro tomando apenas suco pode provocar um desregulamento dos níveis de açúcar no organismo, aumentando as chances de desenvolver hipoglicemia.

Para desintoxicar o corpo de verdade, o suco detox deve ser incluído na dieta com outros alimentos que visem ao equilíbrio. Consultar um nutricionista é sempre importante para conhecer as necessidades do seu organismo, sem restringir ou liberar demais o consumo de certas substâncias.

Gostou das dicas de alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
suco detox
digestão
emagrecimento
sistema imunológico

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ