Dietas

09/03/2016 04:00 - Atualizado em 07/12/2016 11:56

Adapte seu cardápio para uma dieta sem lactose

Nutricionista monta refeições específicas para quem tem intolerância ao carboidrato.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Algumas pessoas têm dificuldade para consumir leite e seus derivados, devido ao déficit de uma enzima digestiva no organismo, a lactase. Caso você também tenha problemas para se alimentar de laticínios, o mais recomendado pelos nutricionistas é optar por uma dieta sem lactose.

Estima-se que, no Brasil, cerca de 40% da população tenha intolerância à lactose. E mais: segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, 60% das pessoas que desenvolvem a condição não sabem que a têm e convivem com ela sofrendo os seus efeitos, como diarreia, inchaço, constipação e dores abdominais.

mulher prepara receita sem lactose

Dieta sem lactose é só para intolerantes

A lactose é um carboidrato importante para o organismo e, por isso, a dieta restritiva só deve ser feita com indicação profissional, conforme explica a membro da Associação Paulista de Nutrição (Apanutri) Isabelle Zanoni.

“A restrição ao consumo de leite e derivados somente deve ser feita aos pacientes com diagnóstico clínico confirmado de intolerância à lactose, de sensibilidade à proteína do leite - conhecida como APLV - ou de outras condições fisiológicas e imunológicas”, adverte a nutricionista.

O diagnóstico é baseado em sinais, sintomas, anamnese e exames laboratoriais. Após confirmada qualquer restrição ao açúcar presente no leite, procure um nutricionista para individualizar sua dieta sem lactose.

Ao prepará-la, o nutricionista deve evitar o leite, de todos os tipos e origens, e seus derivados. Para quem tem intolerância à lactose, propriamente, pode ser feita a substituição por produtos na versão sem a substância. Já para quem tem APLV, a dica, segundo Isabelle, é optar pelos óleos vegetais - soja, azeite, canola etc.

No entanto, alguns aditivos utilizados em alimentos industrializados podem conter traços de leite, então deve-se ficar atento. “Corantes, aromas ou sabor natural de manteiga, margarina, caramelo, creme de coco, creme de baunilha, iogurte, doce de leite e de outros derivados são os que merecem maiores cuidados”, alerta a especialista.

óleo de canola para dieta sem lactose

Sugestão de cardápio sem lactose

Confira agora uma sugestão de cardápio sem lactose para implementar na sua dieta diária:

Café da manhã

- 2 colheres de sopa de goma de tapioca

- 1 ovo mexido com ervas aromáticas e tomate para rechear a tapioca

- 1 colher de chá de óleo vegetal

- 50ml de café

- ½ mamão papaia com 2 colheres de sopa de farelo de aveia.

Lanche da manhã

- 1 fruta cítrica (abacaxi, laranja, tangerina, limão)

- 2 nozes ou 1 castanha-do-pará ou 4 castanha de caju ou 4 avelãs ou 5 amêndoas.

Almoço

- 3 colheres de sopa de arroz integral

- 1 pedaço grande de frango grelhado (ou de carne vermelha, 2 vezes por semana)

- 5 colheres de sopa de legumes cozidos

- 100g de salada com 1 colher de sopa de gergelim ou 1 colher de sopa de azeite + limão.

Lanche da tarde

- 350ml de suco verde (1 rodela de abacaxi, 2 colheres de sopa de couve, 1 pedaço de maçã, 1 copo de água de coco e 1 colher de chá de linhaça).

Obs: variar para suco vermelho (melancia, morango com hortelã e água de coco) e suco amarelo (laranja, cenoura, gengibre e água de coco).

Janta

- 2 colheres de sopa de arroz integral ou 1 de arroz branco

- 1 pedaço grande de frango grelhado (ou carne vermelha, 2 vezes por semana)

- 5 colheres de sopa de legumes cozidos

- 100g de salada com 1 colher de sopa de gergelim ou 1 colher de sopa de azeite + limão.

Ceia

- 1 pera.

Gostou das dicas? Então aproveite para compartilhar o artigo com seus amigos! Se tiver alguma sugestão ou dúvida, é só deixar um comentário. E aproveite para conferir as novidades de saúde e alimentação do Vivo Mais Saudável.

TAGS
intolerância alimentar
alergia
cardápio restritivo
laticínios

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ