Dra. Renata Rodrigues de Oliveira

ESPECIALIDADE

Nutrição

ONDE ATENDE

Instituto Mineiro de Endocrinologia - Rua Alagoas, 601 - Savassi - Belo Horizonte

Dra. Renata Rodrigues de Oliveira

Apresentação

Nutricionista formada pela UNI-BH, especialista em Nutrição Clínica (Faculdade São Camilo), em Fisiologia do Exercício Avançada (Instituto Aleixo) e em Obesidade e Emagrecimento (Estácio de Sá). Atualmente, pós-graduanda em Alimentos Funcionais e Nutrigenômica (Estácio de Sá).

O que Trata

Alimentação.
 

Formação Acadêmica

Possui cursos de Personal Diet, Atendimento em Consultório, Dietoterapia na Prática Clínica e Nutrição em Cirurgia Bariátrica.

Cargos e Títulos

Membro do Instituto Mineiro de Endocrinologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Especialista em Nutrição Clínica, Fisiologia do exercício e Obesidade e emagrecimento; colunista convidada de sites e publicações de vida saudável.

Se sua dúvida for escolhida, ela vira artigo aqui no portal e ajuda milhares de pessoas.

Dietas

01/09/2014 11:47 - Atualizado em 15/02/2017 09:42

A sua meta é emagrecer? Saiba do peso das bebidas alcoólicas na dieta e avalie

Cada grama de álcool possui 7 calorias, bem mais que o carboidrato e a proteína que fornecem 4 calorias por grama.

POR

Dra. Renata Rodrigues de Oliveira

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Está querendo iniciar uma dieta? Consumir bebidas alcoólicas pode de ser um vilão terrível contra a perda de peso. Para esclarecer esta questão, fizemos uma matéria com a nutricionista Renata Rodrigues de Oliveira, que fala sobre o peso de cada bebida na dieta.

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Em qualquer dieta, é essencial considerar o consumo de bebidas alcoólicas. Muita gente esquece de inclui-lo na conta de calorias ingeridas. Faça um teste: Suspenda o álcool por um período e veja como você se sente. Depois, pode até ser que você reduza ou quem sabe pare com as bebidas alcóolicas por um tempo. O resultado, saiba, será favorável para a sua dieta. Fato!

Como considerar bebidas alcóolicas na dieta

                                                                                                              Foto: Thinkstock

Se você deseja incluir bebidas alcoólicas na dieta, é necessário planejar com antecedência esse consumo, do mesmo modo que se faz com os alimentos. Isto significa limitar seu consumo e assegurar que o álcool não fará com que suas restrições alimentares sejam inúteis.

Sobre alcoolismo e excesso de álcool

Infelizmente, o álcool contém calorias - e um monte! Com 7 calorias por grama, é aproximadamente 2 vezes mais calórico que proteínas e carboidratos (que têm 4 calorias por grama). Além disso, a grande maioria dos componentes de uma bebida alcoólica é altamente calórica: um aperitivo ou um inofensivo drink pode conter até 400 kcal!

Para ajudar no planejamento da sua dieta

Muitas pessoas que fazem dieta tentam compensar as calorias das bebidas alcoólicas comendo menos, mas fazer isso pode levar a comer o dobro depois, porque o álcool por si só tem a tendência de diminuir a inibição do apetite, contribuindo para que você coma exageradamente ou alguma coisa que não está planejada. Quem nunca chegou de uma festa e atacou a geladeira? É bem por aí.

 

Para o sucesso da dieta e o emagrecimento

Para aderir à dieta de forma a alcançar metas, o controle da ingestão de álcool é tão necessário quanto o controle da alimentação espontânea. De outra maneira, você estará colocando-se em risco de voltar a engordar, mais cedo ou mais tarde. Portanto, você precisa decidir se irá beber e o quanto irá beber, caso contrário, irá beber demais.

                                                                                                              Foto: Thinkstock

Pense em duas opções: Decida não beber ou beber dentro de um limite pré-estabelecido. Por exemplo, tomar uma dose por semana, mês ou algo assim. Entenda que o consumo de bebidas alcoólicas aumenta muito o valor calórico da sua alimentação. Pergunte para si mesmo: quero ingerir X calorias desse modo ou seria mais prazeroso comer um pouquinho mais de algo que gosto tanto?

Valor calórico de bebidas alcoólicas

Se você ainda não está certo quanto a cortar bebidas alcóolicas da dieta, faça uma lista de vantagens e desvantagens de beber. Pode ser que ajude. Qualquer decisão que você tomar sobre bebidas será válida desde que você: 

  • Não coma em menor quantidade para compensar,
  • Faça um planejamento antecipado de quando e quanto irá beber,
  • Calcule, com antecedência, as calorias da bebida escolhida,
  • Impeça que o álcool contribua para uma alimentação espontânea.

 

Bebidas alcoólicas e perda de peso

Ingerir algumas doses de bebida alcoólica em um happy hour ou em uma festa com os amigos pode parecer inofensivo, mas para quem deseja emagrecer pode se tornar um grande problema. As bebidas, principalmente as destiladas, possuem um alto valor calórico e podem colocar em risco todo um programa de perda de peso. Lembre-se: para não abdicar das coisas que gosta, basta fazer algumas pequenas mudanças que irão garantir grandes resultados.

Dificuldades em controlar o consumo álcool?

Muitas pessoas não levam em consideração o valor calórico das bebidas porque é algo que não precisam mastigar. Cada grama de álcool possui 7 calorias, bem mais que o carboidrato e a proteína que fornecem 4 calorias por grama. Para se ter uma idéia, cada tulipa de chopp contém 130 calorias, o mesmo que um pãozinho francês! Para visualizar melhor, imagine só quantos “pãezinhos” você consome em uma noite em um bar ou numa festa. Quando se fala em bebidas alcoólicas e reeducação alimentar, temos que lembrar de quatro dicas essenciais: moderar, substituir, intercalar e diluir:

  • Moderar: A bebida alcoólica deve ser ingerida com moderação, esteja você em um processo de emagrecimento ou não. O álcool é uma substância psicoativa com potencial de causar dependência. Embora quantidades pequenas de álcool podem até ser benéficas para a saúde, está bem estabelecido que seu uso freqüente e excessivo causam doenças gástricas, nutricionais, neurológicas e hepáticas;
  • Substituir: Em coquetéis em que é adicionado o açúcar o agravante é ainda maior para quem está em controle alimentar O ideal é substituí-lo por adoçante. Evite acrescentar leite condensado às batidas, pois é rico em açúcar e gordura. Troque por iogurte desnatado: também fica gostoso e com muitas calorias a menos;
  • Intercalar: tente sempre intercalar as bebidas alcoólicas com água. Tome bastante água antes de começar a bebida alcoólica, assim você evita matar a sede com esta bebida. Se a intenção é aproveitar os efeitos benéficos do vinho, sempre que possível, substitua-o pelo suco de uva natural. Ele proporcionará o mesmo efeito protetor sobre o coração. Se você tem o costume de beber vinho diariamente, use o suco de uva em dias alternados. Já é um ótimo começo;
  • Diluir: Use gelo para diluir o uísque ou a caipirinha. Coquetéis mais leves como o mojito (rum, sprite zero, hortelã e limão), cuba libre (rum, coca light e limão) e até mesmo uma mistura de clubsoda e meia taça de vinho também são boas opções.

Usar a criatividade pode ajudar a perder peso sem abrir mão dos hábitos prazerosos. Com bom senso, você verá que é capaz de frequentar festas, jantar fora e sair para um encontro com os amigos sem colocar em risco todo um programa de perda de peso.

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