Dietas

09/01/2016 06:00 - Atualizado em 10/12/2016 02:33

6 dicas para montar a sua dieta hipercalórica

Quem adota disciplina alimentar para ganhar peso deve tomar cuidado com os níveis de colesterol.

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Redação

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No verão, a preocupação com os quilos a mais aumenta. No entanto, há também quem se preocupe com a magreza excessiva. Estar abaixo do peso pode trazer inúmeros perigos à saúde. Por isso, uma dieta hipercalórica é fundamental para quem está magro demais.

De acordo com uma pesquisa do Hospital St. Michael’s, no Canadá, estar abaixo do peso pode aumentar o risco de morte em 80% dentro de um período de 5 anos, comparando com pessoas que se encontram no peso ideal. Se você está preocupado com o pouco peso, veja dicas para montar uma dieta hipercalórica e garanta mais saúde ao seu dia a dia.

Dieta hipercalórica

6 dicas para a dieta hipercalórica

Uma tabela padrão do Índice de Massa Corporal (IMC) calcula que uma pessoa está magra demais quando sua taxa encontra-se abaixo de 18,5. O peso ideal é tido como aquele situado entre 18,5 e 25 no IMC. Por isso, quando se está abaixo desse índice de medida, pode-se recorrer à dieta hipercalórica. Abaixo, confira dicas para montar a sua.

1 - Alimente-se com saúde

Não é porque você precisa ganhar peso que pode jogar-se nas frituras ou doces. Os lanches devem ser consumidos com mais frequência, mas sempre com saúde. Coma mais proteína magra para aumentar musculatura, ovos e leite para os ossos, e alterne peixes e frango sem pele para garantir energia e força.

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2 - Comece bem o seu dia

As proteínas são a melhor opção para o café da manhã. Os ovos (mexidos, cozidos ou em forma de omelete) garantem disposição para o seu dia. Se combinados a algum produto lácteo, como iogurtes ou leite, completam a refeição. Frutas podem servir de lanche da manhã.

Vegetarianos podem optar por outros alimentos de origem vegetal, como nozes, castanhas, soja e outros grãos que ajudam a ter energia e são bastante calóricos.

3- Consuma gorduras saudáveis

Azeite, abacate, azeitona e oleaginosas são excelentes para quem quer ganhar peso. Opte sempre por produtos de origem vegetal na sua dieta hipercalórica, mas cuidado: tudo que envolve gordura deve ser moderado para evitar problemas de colesterol.

4 - Saladas devem estar no cardápio

Quem deseja perder peso adere às saladas, mas elas devem estar na dieta de ganho de massa também. Enriquecidas com vitaminas, elas são um ótimo acompanhamento para o almoço e a janta.

5 - Sucos, vitaminas e muita água

Evite beber líquidos durante as refeições, para evitar a saciedade. Prefira sempre vitaminas com frutas para acompanhar café, almoço e janta, e batidas com leite para os lanches.

6 - Prefira os integrais

Substitua a farinha branca pela integral. Dessa forma, estará consumindo carboidrato de qualidade. Além disso, troque o açúcar branco pelo açúcar mascavo ou mel, que são mais naturais.

As fibras também ajudam, pois regulam o intestino e fortalecem a massa magra. Frutas secas e barras de cereais são a melhor opção para deixar sempre na bolsa.

Importante em uma dieta hipercalórica

Desnutrição, abuso de álcool e drogas, tabagismo e transtornos mentais são os principais fatores que levam ao baixo peso, de acordo com a pesquisa realizada no Canadá. Bulimia e anorexia também são problemas graves, que exigem um cuidado alimentar sério.

A dieta hipercalórica não dispensa também os exercícios físicos. Eles ajudam na manutenção do corpo, da saúde e garantem que você não se torne sedentário. Faça caminhadas ou alongamentos leves, apenas evitando atividades intensas, com alta perda de calorias.

E aí, curtiu as dicas para manter uma dieta hipercalórica? Conte sua experiência nos comentários!

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