Alimentação Infantil

02/02/2016 06:00 - Atualizado em 30/11/2016 10:37

Volta às aulas: 2 receitas para o lanche da escola

Opções para a merenda dos pequenos devem ser leves e saudáveis.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com as tentações de salgadinhos, refrigerantes e doces, as crianças se perdem na hora de escolher o lanche da escola. Para evitar o sobrepeso infantil e outros problemas de saúde, mamães e papais devem pôr a mão na massa e montar uma lancheira adequada aos pequenos. A alimentação correta também garante mais energia para brincar e estudar.

Como montar o lanche da escola

O lanche ideal é preparado com diversas frutas. Segundo a nutricionista Adriana Pittelkow, esses alimentos são ricos em água, vitaminas, minerais e fibras, suprindo as necessidades nutricionais entre as refeições. “Todas as frutas são indicadas, principalmente as da estação”, explica.

A hidratação é outra questão que deve ser levada em conta. “O calor intenso e a correria das brincadeiras aumentam as necessidades hídricas e de sais minerais”, aponta a especialista. Ofereça, além de água, sucos naturais, água de coco e picolés de frutas - nada de optar pelas versões com leite!

Evite preparar merendas com gordura, como pastéis e salgados fritos. Doces e refrigerantes também não são boas opções para a saúde dos pequenos. Os alimentos mais adequados são as frutas higienizadas, sanduíches de queijo, sucos naturais e biscoitos industrializados nas versões integrais.

A seguir, confira duas opções de lanche escolar que agradam aos baixinhos sem abrir mão dos nutrientes.

menino come maçã no lanche da escola

2 receitas para o lanche da escola

1. Sanduíche natural

Ingredientes:

- 1 colher de chá de manteiga em temperatura ambiente

- 2 fatias de pão de centeio ou integral

- ½ tomate médio firme

- 1 fatia de queijo minas

- 1 xícara de chá de picles bem escorridos e picados

- ½ filé de frango grelhado e desfiado.

Modo de Preparo:

Espalhe a manteiga na parte interna das fatias de pão. Coloque um pedaço de queijo, o tomate cortado, os picles picados e o frango desfiado. Junte as duas fatias e corte ao meio. Envolva com plástico filme e guarde em um pote plástico.

2. Mix de frutas

Essa é a opção adequada para todos os lanches infantis. Opte pelas frutas da estação e dê preferência para as prediletas do seu filho. Você ainda pode incluir iogurte na lancheira, se o colégio disponibilizar um local adequado para a refrigeração.

Ingredientes:

- 10 uvas

- 5 morangos

- ½ melão

- ½ maçã.

Modo de Preparo:

Disponha as uvas em uma tigela. Pique o melão, a maçã e os morangos em pedaços. Misture tudo e guarde em um pote plástico bem vedado.

O que o seu filho prefere comer no lanche da escola? Conte para nós! E aproveite para conferir outras receitas especiais aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
nutrição
energia
atividade escolar
lancheira

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ